Na manhã desta terça-feira (9), um trem da Linha 4-Amarela do metrô de São Paulo descarrilou pouco depois de sair da estação Vila Sônia, na Zona Oeste da capital, causando a interrupção parcial da operação.
De acordo com a concessionária ViaQuatro, o último carro do trem, que seguia no sentido Luz, saiu dos trilhos às 9h59, entre as estações Vila Sônia e São Paulo–Morumbi. Até as 17h, o serviço permanecia parcialmente interrompido.

Três passageiros precisaram de atendimento médico no local após sofrerem crises nervosas, mas ninguém foi encaminhado ao hospital. Por volta das 11h, a estação Vila Sônia foi esvaziada, incluindo funcionários dos quiosques.
Com a ocorrência, a circulação de trens ficou suspensa entre as estações Vila Sônia e Paulista. Para atender os usuários, foi acionado o Plano de Atendimento entre Empresas de Transporte em Situação de Emergência (Paese), que disponibilizou ônibus gratuitos no trecho afetado. Entre as estações Luz e Paulista, a operação segue normalmente.
Em nota divulgada às 14h20, a ViaQuatro informou que a operação entre as estações Vila Sônia - Profª Elisabeth Tenreiro e São Paulo-Morumbi continua interrompida. Os passageiros estão sendo atendidos pelo sistema Paese e por ônibus extras da própria concessionária, que circulam excepcionalmente entre São Paulo-Morumbi e Taboão da Serra.
As causas do descarrilamento ainda estão sendo apuradas. A concessionária destacou que a prioridade é a retomada da operação e lamentou os transtornos causados aos usuários.