Uma adolescente de 15 anos morreu no sábado (3) após apresentar complicações de saúde possivelmente provocadas pela ingestão de uma bebida alcoólica suspeita de ter sido adulterada com metanol, na Zona Leste de São Paulo. O caso é investigado pela Polícia Civil como morte suspeita.
A vítima, Soffia Del Valle Torrealba Ramos, era venezuelana e vivia em São Paulo desde 2019 com a família. Segundo a polícia, ela passou mal após consumir gin comprado em uma adega durante a madrugada do dia 1º de janeiro, quando comemorava o Ano Novo com amigos.
FOTO ARQUIVO PESSOAL
De acordo com o relato da mãe, Nelkis Dl Valle Ramos Hernandez, de 36 anos, Soffia saiu de casa por volta das 2h acompanhada de uma prima de 13 anos e retornou por volta das 9h. A adolescente negou ter ingerido bebida alcoólica e foi deixada dormindo enquanto a mãe saía para trabalhar. Ao retornar, a mulher não conseguiu acordar a filha e a levou ao hospital, onde a jovem ficou internada e morreu dois dias depois.
Conforme a ficha médica do Hospital Cidade Tiradentes, a possível causa da morte foi “intoxicação por metanol”, associada a algum tipo de medicamento, o que teria provocado disfunção renal e acúmulo de substâncias ácidas no organismo.
A polícia já identificou o estabelecimento comercial que teria vendido a bebida e apura a origem do produto. Ainda não há confirmação se a garrafa de gin foi apreendida nem se o responsável pela adega foi ouvido.
O velório de Soffia está marcado para as 20h desta segunda-feira (5), na igreja AD Brás Jardim Vitória, em Cidade Tiradentes. O sepultamento será realizado nesta terça-feira, no Cemitério da Saudade, em São Miguel Paulista.
O caso foi registrado inicialmente no 49º Distrito Policial (São Mateus), mas a investigação ficará a cargo do 54º DP (Cidade Tiradentes). A Polícia Técnico-Científica realizará exames necroscópico e toxicológico para esclarecer a causa da morte. As cinco pessoas que estavam com a adolescente antes de ela passar mal serão ouvidas.
Em nota, a Secretaria da Segurança Pública informou que testemunhas foram identificadas e serão ouvidas para o esclarecimento dos fatos. A Secretaria Municipal de Saúde também foi acionada e aguarda-se posicionamento.