Offline
Brasil Confirma Primeiro Caso de Gripe Aviária em Granja Comercial no Rio Grande do Sul
Por Administrador
Publicado em 16/05/2025 09:44
São Manuel

O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) confirmou, nesta quinta-feira (15), o primeiro foco de gripe aviária de alta patogenicidade (IAAP) em uma granja comercial no Brasil. O caso foi detectado em um plantel de matrizes de frangos e galinhas comerciais no município de Montenegro, no Rio Grande do Sul. A informação foi divulgada oficialmente na manhã desta sexta-feira (16).

Este é o primeiro registro da doença em uma unidade de produção avícola comercial no país. Desde 2006, o vírus tem circulado com maior frequência em regiões da Ásia, África, norte da Europa e, mais recentemente, nas Américas.

Apesar da confirmação do foco, o Mapa esclarece que não há risco na ingestão de carne de aves ou ovos, desde que os produtos sejam devidamente inspecionados. Eles permanecem seguros para o consumo humano. O risco de transmissão da gripe aviária para pessoas é considerado baixo e está geralmente relacionado ao contato direto com aves infectadas, vivas ou mortas, especialmente em ambientes de manejo.

Diante do caso, o plano nacional de contingência foi acionado, e medidas de contenção e erradicação do foco já estão em andamento. O objetivo é eliminar o vírus, preservar a capacidade produtiva da avicultura e garantir o abastecimento de alimentos à população.

Desde os anos 2000, o Serviço Veterinário Oficial do Brasil vem se preparando para lidar com a influenza aviária, com capacitação de profissionais e aquisição de equipamentos. O país também implantou uma série de medidas preventivas, como vigilância epidemiológica em criações comerciais e de subsistência, monitoramento de aves silvestres, educação sanitária e controles rigorosos na entrada de animais e produtos de origem animal.

Graças a essas ações preventivas, o Brasil conseguiu adiar por quase 20 anos a chegada do vírus à avicultura comercial, mesmo com sua presença crescente em outras regiões do mundo.

Comentários
Comentário enviado com sucesso!