A Prefeitura de Americana (SP) confirmou, nesta segunda-feira (27), a segunda morte por dengue na região de Campinas em 2025. A vítima, um homem de 41 anos residente no bairro Santa Cruz, contraiu o sorotipo 2 da doença.
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, o homem foi internado em um hospital particular de outro município no dia 4 de janeiro, apresentando sintomas como dor muscular, dor de cabeça, febre e sangramento gengival. Durante a internação, ele informou que os sintomas haviam começado ao menos cinco dias antes. Portador de hipertensão arterial, o paciente não resistiu e faleceu no dia 12 de janeiro, após oito dias hospitalizado.

FOTO - INTERNET
A primeira morte por dengue na região foi registrada em Amparo (SP), no dia 4 de janeiro. A vítima era uma mulher de 46 anos. O caso foi confirmado pelo Instituto Adolfo Lutz, mas não há informações sobre possíveis comorbidades.
Diante do aumento expressivo de casos de dengue entre os dias 1 e 14 de janeiro, o município de Amparo decretou estado de emergência no combate à doença. A medida autoriza a prefeitura a agilizar estratégias de controle, como a compra de insumos e equipamentos e a contratação de serviços sem necessidade de licitação, visando intensificar as ações contra os criadouros do Aedes aegypti.