Após diversas denúncias feitas por moradores do Jardim Alvorada, a Prefeitura de São Manuel, por meio do setor de Vigilância em Saúde e Zoonoses, realizou uma intervenção em um terreno de responsabilidade da Caixa Econômica Federal. O local apresentava risco à saúde pública devido à grande quantidade de criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e zika.

Segundo apuração da TV São Manuel Conectado, inicialmente foi feita uma notificação à Caixa após constatação do estado precário do terreno. Fotos tiradas pelo produtor Moisés Moura revelaram diversos focos do mosquito, com recipientes contendo água parada, pneus e acúmulo de lixo espalhado.

Além da sujeira, o local abriga uma construção inacabada e sem qualquer tipo de cercamento ou proteção, o que preocupa ainda mais os moradores. Eles alegam que o espaço também representa risco de segurança, pois pode ser usado para o consumo de drogas e práticas ilícitas.

Durante a ação dos agentes da Prefeitura, cerca de 10 pneus com água parada foram vistoriados, todos com água. A Vigilância notificou a Caixa e solicitou providências imediatas quanto à limpeza e à segurança do local.

Fontes ligadas à Caixa informaram à reportagem que uma empresa será contratada para realizar a limpeza do terreno. No entanto, até o momento, não foi informado o prazo para a execução do serviço.