Um caso de supostos maus-tratos a animais, que ganhou repercussão nas redes sociais na manhã desta sexta-feira (16), segue sendo apurado pelas autoridades em São Manuel (SP). A denúncia envolve cães e gatos que estariam em situação irregular em uma residência localizada na Rua Antônio Ricci, no bairro Cohab II.
FOTO -SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA E MEIO AMBIENTE
A acusação foi feita por uma cuidadora e defensora da causa animal, que relatou possíveis condições precárias no local, como falta de alimentação adequada, ambiente insalubre e abandono. A situação gerou grande mobilização nas redes sociais.
No entanto, a tutora dos animais, Ivanete de Jesus Pereira, aposentada, apresentou sua versão dos fatos. Segundo ela, não houve abandono nem maus-tratos. Ivanete afirma que reside em uma casa simples, onde mantém cinco cães e três gatos, todos sob seus cuidados.

FOTO -SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA E MEIO AMBIENTE
De acordo com a tutora, ela está em processo de mudança, mas garantiu que há ração disponível para cães e gatos na residência. Ivanete também relatou que foi alvo de ofensas, com uso de “palavras de baixo calão”, por parte da denunciante.
A Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente acompanha o caso. Em contato com a reportagem, o assessor da pasta, Sílvio Franco, informou que esteve no local acompanhado do médico veterinário Dr. Paulo Targa, que realizou avaliação dos animais.

Segundo o assessor, o veterinário constatou que os animais estão sadios e bem cuidados, não sendo identificados, naquele momento, indícios de maus-tratos.
Sílvio Franco informou ainda que solicitou apoio da Promoção Social para oferecer assistência à tutora, mas que Ivanete recusou a ajuda, afirmando que é aposentada, possui renda própria e tem condições de cuidar dos animais.
Em outro ponto, o assessor destacou que a Unidade de Vigilância em Zoonoses (UVZ) orienta que o combate aos maus-tratos deve seguir protocolos adequados e com responsabilidade, ressaltando que denúncias infundadas podem desacreditar o trabalho dos órgãos públicos do município.
“Denúncias são importantes, mas precisam ser feitas com responsabilidade”, afirmou.
Apesar das versões divergentes, a Polícia Militar e a Guarda Civil Municipal estiveram no local, e foi registrado um Boletim de Ocorrência (B.O.). O caso segue em análise pelas autoridades competentes, que irão avaliar as medidas cabíveis para esclarecer os fatos e garantir o bem-estar dos animais.