O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) foi oficialmente citado nesta quarta-feira (23) no Hospital DF Star, em Brasília, onde está internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) há nove dias. A ação foi realizada por uma oficial de Justiça, que o notificou sobre a abertura do processo no Supremo Tribunal Federal (STF) envolvendo uma suposta tentativa de golpe de Estado.
A citação aconteceu dentro da UTI, onde Bolsonaro se recupera de uma cirurgia relacionada à facada sofrida durante a campanha eleitoral de 2018. A oficial permaneceu por mais de 10 minutos no local. Em declaração à CNN, Bolsonaro afirmou: “A oficial entrou na UTI para eu assinar”.
Segundo o STF, a decisão de realizar a citação foi motivada pela divulgação de uma live feita por Bolsonaro na noite anterior, o que indicou que ele estava em condições de receber a intimação. “A divulgação de live realizada pelo ex-presidente na data de ontem (22/4) demonstrou a possibilidade de ser citado e intimado hoje (23/4)”, disse o Supremo em nota oficial.
Ação Penal e Réus
No último dia 26 de março, os ministros da Primeira Turma do STF decidiram, por unanimidade, transformar Jair Bolsonaro e mais sete aliados em réus no processo que investiga uma tentativa de golpe de Estado após as eleições de 2022. O grupo faz parte do chamado “núcleo 1”, apontado pela Procuradoria-Geral da República (PGR) como central na articulação golpista.
Os ministros Alexandre de Moraes (relator), Flávio Dino, Luiz Fux, Cármen Lúcia e Cristiano Zanin votaram a favor do recebimento da denúncia, permitindo que os réus passem a responder formalmente ao processo na Suprema Corte.
Bolsonaro afirmou durante a live que sua alta hospitalar está prevista para a próxima segunda-feira.