Offline
Água barrenta invade casas e expõe falhas na drenagem urbana em São Manuel
Por Moisés Moura
Publicado em 13/01/2026 09:53
São Manuel

Um problema antigo de drenagem tem causado transtornos a moradores da Rua Alferes Teixeira Silva Pinto, na altura do número 499, no bairro Santa Helena, em São Manuel (SP). Segundo relatos, a situação se agravou após a aprovação de um loteamento na região, sem a exigência prévia de obras adequadas de captação de água pluvial.

Imagens mostram a residência do morador após a chuva registrada na segunda-feira (12).

De acordo com moradores, a ausência de uma galeria de drenagem fez com que a água da chuva passasse a escoar com maior intensidade para áreas mais baixas da via, afetando principalmente residências localizadas em níveis inferiores e aumentando o risco de alagamentos.

Imagem mostra máquinas da Prefeitura trabalhando no local. (FOTO PREFEITURA)

Na segunda-feira (12), um morador de uma das casas atingidas gravou um vídeo mostrando a água barrenta invadindo o interior da residência durante a chuva. As imagens evidenciam a gravidade da situação e passaram a circular entre moradores e nas redes sociais.

O que diz a Prefeitura

A reportagem procurou a Prefeitura de São Manuel para saber quais medidas seriam adotadas para solucionar o problema. Em resposta, o município informou que, na manhã desta terça-feira (13), equipes e máquinas foram enviadas ao local em caráter emergencial para minimizar os impactos.

Segundo a prefeitura, está prevista a execução de obras de infraestrutura no local, com a implantação de sarjetas e sistema de captação de águas pluviais, além do asfaltamento da via, como forma de resolver definitivamente o problema que se arrasta há anos. No entanto, a administração municipal informou que ainda não há data definida para o início das obras, pois o projeto técnico segue em fase final de elaboração.

A prefeitura destacou ainda que a aprovação do loteamento deveria ter ocorrido mediante um acordo que previsse a execução de aproximadamente 200 metros de asfalto e a implantação do sistema de drenagem, o que, segundo o município, não foi exigido à época.

 

Enquanto aguardam uma solução definitiva, moradores continuam cobrando providências para evitar novos episódios de alagamento e danos às residências, principalmente durante períodos de chuva intensa.

Comentários
Comentário enviado com sucesso!