Offline
CNBB emite nota de pesar pelo falecimento do Papa Francisco: “Testemunho luminoso de um pastor humilde e corajoso”
Por Administrador
Publicado em 21/04/2025 13:22
Botucatu

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) divulgou, nesta segunda-feira (21), uma nota oficial lamentando profundamente o falecimento de Sua Santidade, o Papa Francisco. Em um comunicado carregado de fé e emoção, os bispos brasileiros exaltaram a trajetória do pontífice, destacando sua humildade, coragem e dedicação à missão evangelizadora.

“A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) une-se em orações e preces ao povo de Deus em todo o mundo pelo falecimento de Sua Santidade, o Papa Francisco, peregrino da esperança, pastor humilde e corajoso, testemunha incansável da misericórdia de Deus, que conduziu a Igreja com sabedoria evangélica, compaixão e espírito missionário”, diz a nota.

A CNBB ressaltou que o Papa Francisco tocou o coração da humanidade com “gestos simples” e ensinamentos profundos, revelando a verdadeira grandeza da Igreja em sua proximidade com “as feridas da humanidade”.

“Em suas palavras, atitudes e escolhas, fomos conduzidos a um encontro mais autêntico com Cristo, especialmente presente nos pobres, nos migrantes, nos doentes e em todos os que sofrem”, continua a nota.

Os bispos também relembraram com carinho a presença do Papa Francisco no Brasil durante a Jornada Mundial da Juventude de 2013, no Rio de Janeiro. Na ocasião, o Papa exortou: “Não tenham medo de ir e de levar Cristo a todos os ambientes”.

A nota da CNBB ainda define o Papa como “sinal da esperança viva, expressão da ternura do Pai e mensageiro da fraternidade universal”.

“Com o coração entristecido, mas cheio de esperança, elevamos nossas preces ao Senhor da Vida, confiando ao Seu infinito amor o servo fiel que, como Pedro, guiou a barca da Igreja com coragem e amor ao Evangelho”, afirma o documento.

A mensagem é assinada por Dom Jaime Cardeal Spengler, presidente da CNBB e arcebispo de Porto Alegre (RS); Dom João Justino de Medeiros Silva, arcebispo de Goiânia (GO) e primeiro vice-presidente da CNBB; Dom Paulo Jackson Nóbrega de Sousa, arcebispo de Olinda e Recife (PE) e segundo vice-presidente da CNBB; e Dom Ricardo Hoepers, bispo auxiliar de Brasília (DF) e secretário-geral da entidade.

“Como Igreja no Brasil, rendemos graças ao Senhor por este testemunho luminoso. Unimo-nos a toda a Igreja em oração, confiando a alma do querido Papa Francisco à misericórdia do Pai. Que o Ressuscitado, a quem ele seguiu com amor fiel, o receba no seu Reino de luz e de paz”, conclui a nota.

Comentários
Comentário enviado com sucesso!