Offline
Botucatu é escolhida para testar nova vacina brasileira contra a dengue pelo SUS
Por Moisés Moura
Publicado em 12/01/2026 12:58
Botucatu

O Ministério da Saúde vai iniciar, nos dias 17 e 18 de janeiro, a aplicação da nova vacina brasileira contra a dengue em caráter experimental em três municípios do país: Botucatu (SP), Maranguape (CE) e Nova Lima (MG). A ação faz parte de um estudo para avaliar o impacto da imunização antes da ampliação da estratégia para todo o território nacional.

A vacina utilizada será a Butantan-DV, desenvolvida pelo Instituto Butantan, e será aplicada em dose única em moradores com idade entre 15 e 59 anos. A iniciativa busca identificar qual percentual da população precisa ser imunizado para reduzir ou interromper a circulação do vírus da dengue, que depende da transmissão entre humanos para se manter ativa.

Segundo o diretor do curso de Medicina da Unesp de Botucatu, Carlos Magno Branco Fortaleza, um dos responsáveis pela pesquisa, os dados iniciais indicam que a vacinação de cerca de 50% da população brasileira já seria suficiente para gerar um impacto significativo na redução da doença. Em entrevista ao jornal O Globo, o especialista afirmou que os primeiros efeitos da vacinação em massa devem ser observados aproximadamente 21 dias após a aplicação coletiva.

A Butantan-DV foi aprovada pela Anvisa em novembro do ano passado e é considerada um marco na saúde pública. Trata-se da primeira vacina contra a dengue em dose única no mundo, podendo ser aplicada em pessoas de 12 a 59 anos.

Durante os estudos clínicos, o imunizante apresentou 74,7% de eficácia geral, 91,6% de proteção contra casos graves da doença e 100% de eficácia contra hospitalizações, com proteção estimada por até cinco anos.

O Ministério da Saúde acompanhará de perto os resultados da aplicação nas cidades selecionadas para definir os próximos passos da estratégia nacional de combate à dengue

Comentários
Comentário enviado com sucesso!