Offline
Temporal provoca caos na Grande São Paulo com alagamentos, deslizamentos e paralisação de trens
Por Administrador
Publicado em 19/04/2025 20:42
SÃO PAULO

A forte chuva que atingiu a Grande São Paulo neste sábado (19) causou grandes transtornos, principalmente nas cidades de São Bernardo do Campo e Diadema. O temporal provocou alagamentos, arrastou veículos, interrompeu serviços de transporte e deixou milhares de pessoas sem energia elétrica.

Na Avenida 31 de Março, em São Bernardo, dezenas de carros foram arrastados pela enxurrada e ficaram ilhados. Passageiros de ônibus e motoristas foram flagrados se abrigando sobre os veículos, já que até caminhões ficaram impossibilitados de seguir caminho. Imagens aéreas registradas pelo Globocop mostram ônibus lotados presos no alagamento.

(IMAGENS  TV GLOBO)

A tempestade também atingiu a capital paulista, que entrou em estado de atenção para alagamentos, conforme boletim do Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE).

O sistema de trens da CPTM foi impactado. Desde as 15h50, os trens da Linha 7-Rubi não circulam entre as estações Campo Limpo Paulista e Botujuru devido a alagamentos na via. O trajeto está sendo atendido por ônibus do sistema Paese. A Linha 10-Turquesa também teve trechos interrompidos entre as estações Santo André e Prefeito Saladino desde as 17h.

A Rodovia Anchieta enfrentou alagamentos no sentido São Bernardo, onde as pistas foram completamente interditadas. No sentido litoral, apenas uma faixa permaneceu liberada, gerando grande congestionamento.

Em Diadema, uma das regiões mais atingidas, a Defesa Civil registrou, em apenas duas horas, o volume de chuva esperado para 24 dias. Na Rua Xavier de Toledo, um carro chegou a ser arrastado pela correnteza com uma pessoa dentro, que precisou escapar pela janela.

No bairro do Campo Limpo, zona sul da capital, a chuva causou um deslizamento de terra no quintal de uma casa, levando à queda de um muro. Felizmente, não houve feridos. A Defesa Civil foi acionada para vistoriar o local.

De acordo com a concessionária Enel, às 17h30, mais de 37 mil imóveis estavam sem energia elétrica na Grande São Paulo.

Moradores das regiões afetadas enviaram vídeos e relatos que mostram a gravidade das enchentes. Em Santo André, a rua em frente à estação Prefeito Celso Daniel ficou completamente submersa, deixando diversos veículos ilhados.

Comentários
Comentário enviado com sucesso!