Na manhã desta terça-feira (18), a Polícia Civil de Botucatu, em conjunto com o Departamento de Proteção Animal (DPA), prendeu em flagrante B.V por maus-tratos a animais. A ação ocorreu após uma nova fiscalização no local onde a mulher mantinha duas cadelas em condições precárias.

A veterinária Nívea, do DPA, informou que, em fevereiro deste ano, recebeu uma denúncia e compareceu ao endereço da suspeita. Na ocasião, constatou-se que os animais estavam vivendo em meio à sujeira, e a tutora foi formalmente orientada a limpar o local e cuidar adequadamente dos cães. Além disso, a cadela adulta foi castrada e recebeu antibióticos, entregues gratuitamente para auxiliar na sua recuperação.

No entanto, nesta terça-feira, durante uma nova inspeção acompanhada pelo policial civil Wanderley Ribeiro de Faria, foi constatado que a situação havia piorado. O ambiente estava ainda mais sujo, os cães estavam infestados de carrapatos, a filhote apresentava febre e a cadela adulta estava magra. Além disso, a medicação fornecida para o tratamento da cadela castrada não havia sido administrada corretamente.

Diante da gravidade dos fatos, o policial Wanderley deu voz de prisão em flagrante a B.V R., que foi conduzida à delegacia. A autoridade policial ratificou a prisão com base no artigo 32, §1º-A da Lei 9.605/98, que trata de crimes de maus-tratos a animais. Como se trata de um crime inafiançável, a mulher foi encaminhada à Cadeia Pública de Itatinga/SP.

Os cães foram recolhidos pelo DPA, onde receberão os cuidados necessários.