Offline
Rio Tietê atinge volume cinco vezes acima do normal e coloca Salto em alerta
Publicado em 04/02/2025 06:01
SÃO PAULO

A cidade de Salto (SP) entrou em estado de alerta devido ao aumento significativo do volume do Rio Tietê, que atingiu um fluxo cinco vezes superior ao normal após as fortes chuvas registradas na região e na Grande São Paulo no último fim de semana.

Segundo a Defesa Civil, na manhã desta segunda-feira (3), a vazão do rio chegou a mil metros cúbicos por segundo, um volume muito acima dos 200 a 300 metros cúbicos por segundo considerados normais. Durante a noite, por volta das 19h, esse número caiu para aproximadamente 860 metros cúbicos por segundo, conforme informações da prefeitura.

Diante do risco de inundação, o complexo turístico da cidade foi fechado. Imagens aéreas captadas no sábado (1º) pelo morador Walmir Gerena mostram a água cobrindo parte da ponte do Estádio Luiz Milanês, localizada na Rua 24 de Outubro, e um campo de futebol cercado pela cheia do rio.

De acordo com Nicolau Santarém, secretário de Defesa Social, a situação ocorre devido à grande quantidade de água vinda da Grande São Paulo e de afluentes do Rio Tietê, como o Rio Jundiái. "Em cerca de 10 horas, essas águas chegam a Salto, aumentando o volume do rio", explicou.

Estção de Tratamento de Água paralisada

Outro impacto das chuvas foi a paralisação das operações da Estação de Tratamento de Água (ETA) João Jabour, que foi alagada após o aumento do nível do Ribeirão Buru, um dos afluentes do Rio Tietê.

O Serviço de Água e Esgoto (Saae) informou que os reservatórios de água dos bairros Vila Martins, Nova Era, Buru, América, João Jabour (Cristo) e Bandeirantes foram fechados e só serão reabertos quando o nível do rio baixar. Cerca de 22 mil moradores, distribuídos em 30 bairros, podem sofrer interrupções no abastecimento de água.

O Saae orienta a população a economizar água, utilizando apenas o conteúdo armazenado nas caixas residenciais até que a situação se normalize.

Comentários
Comentário enviado com sucesso!