Parlamentares da oposição no Congresso Nacional lançaram um site para pressionar o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD), a abrir o processo de impeachment contra o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes. O pedido foi entregue na última segunda-feira (9), e o site revela a posição dos senadores sobre o tema.
Até a manhã de quinta-feira (12), 36 senadores eram favoráveis à abertura do processo, 26 estavam indecisos e 16 se manifestaram contrários. Embora o número de apoiadores ainda seja insuficiente para aprovar o impeachment, senadores da oposição acreditam contar com o apoio de parlamentares que ainda não declararam sua posição publicamente.
Entre os indecisos estão figuras da própria oposição, como Romário (PL) e Ciro Nogueira (PP). Já senadores do Centrão, como Nelsinho Trad (PSD-MS) e Alessandro Vieira (MDB-SE), surpreenderam ao apoiar o pedido.
Caso Pacheco dê andamento ao processo, uma comissão especial será formada para emitir um parecer, que será votado pelo plenário. A investigação avançará se obtiver maioria simples, e, na fase final, dois terços do Senado precisam aprovar para que o ministro perca o cargo.