Offline
Governo de São Paulo suspende uso de fogo em vegetações devido à crise climática
SÃO PAULO
Publicado em 12/09/2024

 

Nesta terça-feira (10), o governo de São Paulo anunciou novas orientações e diretrizes para combater a crise climática no estado, suspendendo temporariamente as autorizações para o uso de fogo em vegetações. A medida, determinada pela Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), abrange a queima para separação de cana e a queima fitossanitária ou de manejo, usada para controle de pragas. O tratamento fitossanitário é um conjunto de medidas que visa combater pragas e doenças que possam afetar a produção vegetal, desde o início até a comercializaçãoPode ser realizado de forma isolada ou em conjunto, e pode envolver o uso de agentes químicos ou biológicos. 

No entanto, a proibição tem exceções. Casos de queima com finalidade fitossanitária podem ser permitidos mediante solicitação à Secretaria de Agricultura e Abastecimento.

 

A decisão foi motivada pelo cenário de tempo seco, aumento de incêndios e deterioração da qualidade do ar. Diante disso, o governo também recomendou que a população evite atividades físicas ao ar livre e aumente o consumo de água para minimizar os impactos da poluição atmosférica.

Comentários
Comentário enviado com sucesso!