Um incêndio de grandes proporções foi registrado na madrugada deste domingo (1º) em um imóvel localizado na Rua Dr. Abílio Gomes, na Vila Ipiranga, em São Manuel (SP). A ocorrência foi atendida após acionamento do COI (Centro de Operações Integradas) por volta das 0h08, com relatos de fogo intenso e explosões no local.
Um dia após o ocorrido, novas imagens divulgadas mostram a dimensão do incêndio e das explosões de grande intensidade registradas durante o combate às chamas.
De acordo com a Defesa Civil, o incêndio teve início em uma oficina instalada no imóvel, com irradiação das chamas para uma residência vizinha, que também foi atingida. As equipes atuaram no combate ao fogo e realizaram o rescaldo da área para evitar novos focos.
Imagem mostra mega explosão durante incêndio na madrugada de sábado para domingo em São Manuel
A ocorrência mobilizou uma força-tarefa com equipes da Defesa Civil de São Manuel, setor de ambulâncias do município, Brigada da Usina São Manoel, German’s EMSs, Polícia Militar, Guarda Civil Municipal (GCM) e Corpo de Bombeiros de Botucatu. As equipes atuaram no combate às chamas, no atendimento às vítimas e no controle do trânsito na região.
IMAGEM-MOISES MOURA
Segundo informações do German’s EMSs, cinco pessoas foram atendidas com queimaduras e por inalação de fumaça. Uma mulher de 67 anos apresentou agitação, taquicardia e dificuldade respiratória, com sinais de intoxicação por fumaça, sendo encaminhada ao Pronto-Socorro da Santa Casa de São Manuel.
Outra vítima, uma mulher de 43 anos, com histórico de cardiopatia, apresentou tosse intensa, taquicardia e quadro hipertensivo. Ela chegou a ser levada até a ambulância, mas recusou encaminhamento hospitalar.
Um homem de 46 anos apresentou forte tosse e índice de carboxihemoglobina de 16, indicando exposição significativa à fumaça, porém também recusou atendimento médico. Um quarto homem, não identificado, sofreu ferimentos nos braços e foi retirado do local por um familiar. Uma criança envolvida na ocorrência já havia sido retirada do imóvel por familiares antes da chegada das equipes de resgate.
Ainda conforme a Defesa Civil, não houve registro de vítimas fatais. A atuação rápida das equipes impediu que o fogo se alastrasse para outros imóveis próximos.
Na manhã desta segunda-feira (2), o coordenador da Defesa Civil falou pela primeira vez após o incêndio, destacando a integração entre as equipes envolvidas na ocorrência. Ele informou ainda que uma vistoria será realizada ainda hoje e que o local será interditado.
A reportagem procurou o proprietário da oficina atingida pelo incêndio, mas ele optou por não se manifestar sobre o caso.
As causas do incêndio e das explosões serão investigadas pela Polícia Civil e pela Polícia Científica.