Offline
São Manuel Decreta Situação de Emergência Após Temporal de Granizo que Danificou Casas e Comércios
Por Moisés Moura
Publicado em 24/11/2025 09:14 • Atualizado 24/11/2025 11:22
São Manuel

O governo municipal de São Manuel informou que o bairro Ouro Verde foi o mais atingido pelo forte temporal de granizo que caiu sobre a cidade na tarde deste domingo (23). Em razão dos estragos, a Prefeitura decretou situação de emergência, medida que permite mobilizar recursos e órgãos estaduais e federais de forma mais rápida para atender à população afetada.

O decreto de situação de emergência é adotado em situações de desastres naturais ou eventos que causem risco à população, permitindo que o município receba apoio imediato, como distribuição de lonas, alimentos, assistência médica e outros recursos essenciais, além de facilitar a contratação de serviços emergenciais sem os trâmites burocráticos habituais.

O vice-prefeito Gê Barros detalhou a força-tarefa montada para atender as famílias desabrigadas ou com casas danificadas. Apenas no bairro Ouro Verde, pelo menos 40 residências foram afetadas, número que deve aumentar conforme a Defesa Civil conclua novas vistorias.

Durante a madrugada e manhã desta segunda-feira, equipes da Prefeitura seguiram percorrendo a cidade, prestando assistência, avaliando imóveis e distribuindo lonas para as famílias prejudicadas. O CCI – Centro de Convivência do Idoso continua disponível para acolhimento emergencial, oferecendo colchões, cobertores, alimentos e leite para crianças, embora a maior parte das pessoas tenha optado por se abrigar na casa de parentes.

Uma reunião emergencial está sendo realizada na manhã desta segunda-feira com a presença do prefeito Odirlei Félix e secretários de diversas pastas, para definir um plano de ação conjunto e intensificar os trabalhos. O vice-prefeito também confirmou que o governador Tarcísio de Freitas entrou em contato, colocando o Governo do Estado à disposição para auxiliar São Manuel.

O coordenador da Defesa Civil, Wagner Camargo, informou que mais de 50 ocorrências de queda de árvores já foram atendidas desde o temporal, e que as equipes seguem percorrendo vários pontos da cidade. Sobre as escolas municipais, ainda não há levantamento preciso dos danos, mas as aulas estão suspensas pelo menos nesta segunda-feira devido aos estragos.

A Administração Municipal reforça que as equipes seguem mobilizadas em todas as frentes para apoiar a população e restabelecer a normalidade.

Comentários
Comentário enviado com sucesso!