Offline
Simepar Confirma Três Tornados Que Devastaram Cidades do Paraná
Por Moisés Moura
Publicado em 10/11/2025 09:37 • Atualizado 10/11/2025 09:45
BRASIL

O Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar) confirmou, na manhã desta segunda-feira (10), que três tornados atingiram cidades da região central do estado na última sexta-feira (7). Os municípios mais afetados foram Rio Bonito do Iguaçu, Guarapuava e Turvo.

Rio Bonito do Iguaçu foi o mais devastado, com cerca de 90% dos imóveis destruídos. Guarapuava e Turvo, localizadas a 130 km e 166 km da cidade mais atingida, também registraram danos significativos.

Segundo o Simepar, a tempestade que atingiu Rio Bonito do Iguaçu foi formada dentro de uma supercélula, o tipo mais severo de tempestade. Inicialmente, a velocidade dos ventos foi estimada em até 250 km/h, mas agora foi atualizada para até 330 km/h, configurando um tornado de categoria F3 na escala Fujita.

Os tornados registrados em Guarapuava, especialmente na região do distrito de Entre Rios, e em Turvo foram classificados como F2, com ventos próximos de 250 km/h e 200 km/h, respectivamente.

De acordo com o Simepar, as condições atmosféricas — calor intenso, umidade elevada e mudança na direção dos ventos com a altura — criaram um cenário propício à formação de tempestades severas e tornados. As análises foram feitas a partir de radares, vídeos, sobrevoos e vistorias em solo, e a equipe técnica segue investigando outras ocorrências suspeitas.

Vítimas e atendimento

Cinco pessoas morreram em Rio Bonito do Iguaçu e uma em Guarapuava. Pelo menos 750 pessoas ficaram feridas e precisaram de atendimento médico. A Secretaria de Saúde do Paraná (Sesa) informou que, nesta segunda-feira (10), 22 pacientes permanecem internados.

O Governo do Estado informou que não há mais buscas ou resgates, mas que o trabalho de cadastramento e atendimento às famílias, distribuição de donativos, retirada de estruturas danificadas e limpeza das cidades continua.

Comentários
Comentário enviado com sucesso!