Offline
Santa Casa detalha condições para possível reabertura da maternidade em São Manuel
Por Moisés Moura
Publicado em 25/09/2025 12:51
São Manuel

A Santa Casa de São Manuel divulgou uma nota de esclarecimento nesta terça-feira (23), em resposta ao Ofício nº 199/2025 e ao Requerimento nº 29/2025, da vereadora Letícia Arcari Castaldi, sobre a situação da maternidade do município.

Desde a desativação do setor, as gestantes de São Manuel, Pratânia e Areiópolis vêm sendo atendidas pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB-UNESP).

Segundo a instituição, para a reativação da maternidade em São Manuel é necessária a garantia de recursos mensais de R$ 450 mil. O valor seria destinado à manutenção de uma equipe mínima de plantão presencial 24 horas, formada por dois obstetras, um pediatra e um anestesista.

A Santa Casa informou que outras despesas, como equipe de enfermagem, insumos e estrutura física, ficariam sob sua responsabilidade, utilizando recursos do SUS Federal e do SUS Paulista.

 

A instituição destacou que a obtenção desse montante é considerada um desafio, mas não impossível, e que alternativas para viabilizar o custeio estão sendo discutidas. A vereadora Letícia Arcari Castaldi, segundo a nota, tem buscado intermediação junto ao HCFMB-UNESP, à DRS VI de Bauru e à Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo.

Comentários
Comentário enviado com sucesso!