A Defesa Civil do Estado de São Paulo informou que o CEPDEC (Centro de Gerenciamento de Emergências e Proteção Civil) registrou que o município de São Manuel ingressou, nesta quarta-feira, no nível de Atenção do Plano de Contingência para Incêndios Florestais (PCIF). O índice URA (Umidade Relativa do Ar) está em 24,4%, valor que acende um alerta para condições de tempo seco e risco elevado de queimadas.
O nível de Atenção é decretado quando a umidade relativa do ar atinge valores entre 21% e 30%, o que representa risco para a saúde da população e facilita a propagação de incêndios em vegetação. Segundo especialistas, o ar seco pode causar irritação nos olhos, nariz e garganta, além de agravar problemas respiratórios, especialmente em crianças, idosos e pessoas com doenças crônicas.

A Defesa Civil recomenda à população que evite atividades físicas ao ar livre nos horários mais quentes do dia, beba bastante água para manter a hidratação e procure manter ambientes umidificados, seja com uso de umidificadores ou colocando toalhas molhadas e bacias de água nos cômodos.
Também é essencial evitar qualquer tipo de queimada, inclusive para limpeza de terrenos, pois o fogo pode se espalhar rapidamente e causar grandes danos ambientais e materiais, além de colocar vidas em risco.