Na manhã desta quarta-feira (19), uma ocorrência envolvendo a Guarda Civil Municipal (GCM) de São Manuel mobilizou agentes de segurança na Escola Baida. Durante patrulhamento de rotina, os GCMs identificaram um adolescente de 16 anos que, segundo a GCM, estaria "fumando um cigarro que aparentava conter substância ilícita". Ao ser abordado, o jovem "reagiu de forma agressiva, desacatando os agentes com ofensas e tentando agredi-los fisicamente."

De acordo com o relatório oficial, o menor, identificado pelas iniciais G.H.S.S., resistiu à abordagem e precisou ser contido com o uso de força moderada. Um vídeo obtido pela reportagem mostra um dos agentes aplicando um mata-leão no adolescente e dezenas de adolescentes em volta. A reportagem optou por não publicar o vídeo devido ao teor violento, que fere nossa política interna.

Durante a ação, um parente do adolescente, D.H., interveio, ainda de acordo com a GCM, de forma hostil, "ameaçando os agentes e afirmando que haveria represálias". "Além disso, ele atirou pedras contra uma viatura da GCM, danificando o para-brisa e o vidro traseiro do veículo." Outro vídeo mostra alguns adolescentes atacando a viatura.

Com a chegada de reforços, a situação foi controlada, e o menor foi levado ao Pronto-Socorro para avaliação médica antes de ser encaminhado à delegacia. O guarda municipal J.G.P.A. sofreu ferimentos durante a abordagem e também precisou de atendimento médico.

Imagens das câmeras de segurança do local foram anexadas ao boletim de ocorrência para auxiliar nas investigações. Além disso, após a abordagem, agentes da GCM relataram ter sido alvos de ataques à honra e ameaças nas redes sociais.