Uma apuração exclusiva da TV São Manuel Conectado revelou que a maternidade da Irmandade da Casa Pia São Vicente de Paulo, em São Manuel, estaria enfrentando uma grave crise. Fontes internas afirmam que, no último domingo à tarde, os médicos obstetras foram avisados para não comparecer ao plantão na segunda-feira. Um comunicado oficial teria informado que a maternidade estaria em manutenção, o que, segundo as fontes, seria uma tentativa de amenizar a situação.
A equipe de reportagem conversou com três fontes ligadas à Casa Pia, que confirmaram o desligamento tanto dos obstetras diurnos quanto noturnos. Ainda de acordo com essas fontes, a alegação de "manutenção" não seria viável, já que o hospital realizou manutenções em outras ocasiões e, nesses momentos, a maternidade foi transferida para outro andar. Desta vez, no entanto, os partos estariam sendo redirecionados para a UNESP, o que reforça a ideia de crise no setor.
A reportagem também obteve com exclusividade uma foto interna que mostra um aviso na área de observação do Pronto-Socorro (PS), outro setor supostamente em manutenção. A apuração aponta ainda que gestantes estariam sendo atendidas por clínicos gerais, com os partos sendo encaminhados para a UNESP.
Após a denúncia, a TV São Manuel Conectado entrou em contato com a Irmandade da Casa Pia São Vicente de Paulo, que reafirmou que tanto a maternidade quanto a observação do PS estão em manutenção, negando qualquer crise.
O presidente da Câmara Municipal, Pedro Biandan, foi questionado pela reportagem e afirmou desconhecer qualquer crise na maternidade. Ele informou que irá protocolar um ofício solicitando esclarecimentos formais à Irmandade da Casa Pia São Vicente de Paulo.