Em um desabafo exclusivo enviado ao canal de denúncias da TV São Manuel Conectado, uma mãe de São Manuel revelou sua indignação com o atendimento médico recebido por seu filho, que foi diagnosticado com pneumonia grave após semanas de tratamento inadequado.
Segundo as mensagens enviadas pela mãe, desde o início de setembro, ela buscou atendimento no posto de saúde da Cohab III, após seu filho apresentar febre alta e tosse persistente. No entanto, de acordo com o relato, a médica responsável apenas prescreveu antialérgico e paracetamol, sem solicitar exames mais detalhados para investigar as causas dos sintomas.
No dia 25 de setembro, sem ver melhora no quadro da criança, a mãe decidiu levá-lo ao Pronto-Socorro Infantil (PSI) da Unesp, onde foi constatado que o menino estava com pneumonia. O tratamento foi iniciado imediatamente, e na semana passada, ele finalizou a medicação. No entanto, após o término do tratamento, as febres retornaram, chegando a quase 40°C.
Preocupada, a mãe retornou com o filho ao hospital, onde o médico responsável afirmou que o pulmão estava "limpo", apesar do evidente agravamento no estado de saúde da criança. Nos dias seguintes, o menino passou a apresentar sinais de prostração, deixou de brincar, parou de se alimentar, desenvolveu olheiras roxas e reclamava de dores nas costas.
Na última terça-feira, ao voltar ao posto de saúde com o filho febril, a mãe relata que aguardaram por quase uma hora sem sequer passarem pela triagem. Revoltada com a demora, ela cancelou o atendimento e retornou à Unesp, onde uma médica constatou que a pneumonia havia se agravado, além de detectar inflamações em ambos os ouvidos.
Atualmente, o menino está em casa, sendo tratado com novos medicamentos. A mãe, porém, denuncia o descaso e a falta de profissionalismo, que, segundo ela, agravaram o estado de saúde de seu filho. O desabafo foi compartilhado nas redes sociais, em um post emocionado no Facebook.
A reportagem tentou contato com a Diretoria de Saúde do município, mas não obteve resposta até o momento.