Os profissionais de enfermagem de São Manuel estão enfrentando dificuldades recorrentes para receber o pagamento do piso salarial. Segundo relatos, os repasses do Fundo Nacional de Saúde (FNS) para a prefeitura são feitos regularmente, mas o pagamento dos salários não ocorre dentro do prazo esperado.
"Todo mês estamos tendo dificuldade em receber o nosso piso. Não há uma data certa para o pagamento, mesmo com o dinheiro sendo repassado praticamente na mesma data todos os meses", disse uma das profissionais afetadas.
A apuração mostra, ainda, que neste mês, por exemplo, o repasse foi feito no dia 27 de setembro, conforme verificado no site do FNS, mas até agora os trabalhadores não receberam o valor. A tesouraria da prefeitura alega não ter recebido a verba, gerando frustração e insegurança entre os profissionais.
A situação é agravada pela discrepância entre o pagamento de São Manuel e outras instituições. "Eu trabalho também na Unesp, pela Famesp, e lá o pagamento foi feito no quinto dia útil, conforme o repasse. Aqui, em São Manuel, estamos enfrentando essa enrolação todo mês", acrescenta a profissional.
A reportagem tentou contato com a tesouraria da prefeitura, mas até o momento não obteve resposta.