Offline
Botucatu realiza vacinação em massa contra a dengue neste domingo e entra para estudo nacional do Ministério da Saúde
Por Moisés Moura
Publicado em 18/01/2026 12:59
Botucatu

A cidade de Botucatu (SP), com cerca de 145 mil habitantes, realiza neste domingo (18) uma grande mobilização de vacinação em massa contra a dengue. O município foi um dos três escolhidos pelo Ministério da Saúde para integrar um estudo nacional que irá avaliar o impacto real da nova vacina Butantan-DV, desenvolvida pelo Instituto Butantan.

Além de Botucatu, também participam da ação os municípios de Maranguape (CE) e Nova Lima (MG), que realizaram a imunização no sábado (17). A escolha de Botucatu levou em conta o histórico positivo em campanhas anteriores, especialmente a vacinação em massa contra a Covid-19, que serviu de referência nacional para avaliar a eficácia da vacina AstraZeneca no Brasil.

Neste domingo, a meta é vacinar até 50% da população entre 15 e 59 anos. Para isso, o município recebeu mais de 80 mil doses da vacina Butantan-DV. Todas as unidades de saúde estarão abertas das 8h às 17h, em sistema de “Dia D”. Também haverá pontos de vacinação em sistema drive-thru nos campi da Unesp em Rubião Júnior e na Fazenda Lageado.

Orientações à população

Para receber a dose, é necessário estar com o cadastro atualizado na unidade de saúde e apresentar documento com foto, CPF (preferencialmente), Cartão SUS e comprovante de endereço.
A Secretaria de Saúde orienta ainda a divisão por horários para evitar filas:

  • Pessoas de 35 a 59 anos: preferencialmente das 8h às 12h30

  • Pessoas de 15 a 34 anos: preferencialmente das 12h30 às 17h
    Menores de idade devem estar acompanhados por um responsável legal.

A vacina é contraindicada para pessoas com histórico de reação alérgica grave a componentes do imunizante, imunodeficiência, imunossupressão, gestantes e mulheres em período de amamentação.

Sobre a vacina Butantan-DV

A Butantan-DV teve registro aprovado pela Anvisa em dezembro e é a primeira vacina do mundo contra a dengue aplicada em dose única. O imunizante protege contra os quatro sorotipos do vírus (DENV-1, 2, 3 e 4), mas não contra outras arboviroses, como zika, chikungunya ou febre amarela.

Os estudos indicam eficácia de quase 75% contra casos gerais da dengue, mais de 91% contra casos graves e 100% contra hospitalizações. A vacina foi aprovada para pessoas de 12 a 59 anos e começa a oferecer proteção nas primeiras semanas após a aplicação.

Destaque nacional

O diretor da Faculdade de Medicina de Botucatu (FMB/Unesp), infectologista Carlos Magno Fortaleza, destacou que o estudo busca avaliar o efeito da vacinação em larga escala na interrupção da circulação do vírus.

“Vamos proteger individualmente os moradores e, ao mesmo tempo, tentar interromper a circulação do vírus da dengue, protegendo inclusive quem não receber a vacina”, explicou.

 

Botucatu já havia se destacado nacionalmente em 2021, ao ser praticamente a única cidade brasileira a realizar vacinação em massa contra a Covid-19, experiência que até hoje é referência no país. Segundo o especialista, esse histórico foi decisivo para que o município fosse novamente escolhido para uma ação pioneira de saúde pública.

Comentários
Comentário enviado com sucesso!