A Polícia Civil identificou, nesta segunda-feira (11), o homem responsável pelo descarte irregular de medicamentos e materiais hospitalares encontrados em uma estrada rural que liga Bauru a Pederneiras (SP).
O caso foi registrado no domingo (9), após denúncia de moradores. De acordo com o vereador Júnior Rodrigues (PSD), que levou a denúncia às autoridades, cerca de 90 caixas contendo soro, escalpes e agulhas foram encontradas na estrada Água do Capim.
Segundo a Polícia Civil, o homem relatou em depoimento que trabalha com carreto e locação de espaços para armazenamento de empresas. As embalagens dos materiais apresentavam etiquetas de um hospital particular de Cuiabá (MT), levantando suspeitas de transporte interestadual irregular de resíduos hospitalares.

Ainda conforme o depoimento, o suspeito afirmou que um contratante de uma empresa farmacêutica pediu para ele descartar os materiais, que estariam vencidos. Ele contou também que o local é comumente utilizado por moradores da região para descartes. Após prestar esclarecimentos, o homem foi liberado e responderá por crime de poluição ambiental.
A Prefeitura de Bauru informou, em nota à TV TEM, que o material não pertence à rede municipal de saúde. O município recolheu as caixas e as encaminhou à Central de Tratamento de Resíduos Cheiro Verde.
A Vigilância Sanitária de Bauru entrou em contato com a de Cuiabá para apurar a origem do material e tomar as medidas necessárias.
Já a Prefeitura de Cuiabá afirmou que, até o momento, não recebeu nenhuma denúncia sobre o caso e reforçou que situações de descarte irregular de medicamentos ou resíduos hospitalares devem ser comunicadas pelo e-mail protocolo.covisa@cuiaba.mt.gov.br para investigação e providências cabíveis.