A Câmara Municipal de Bauru aprovou, em sessão ordinária realizada na tarde desta quarta-feira (17), um projeto de lei que autoriza a Prefeitura de Bauru a contratar um empréstimo de até R$ 111 milhões junto à Agência de Fomento do Governo do Estado de São Paulo, por meio do programa Desenvolve SP.
De acordo com o texto aprovado, os recursos serão destinados principalmente a obras de infraestrutura, incluindo recapeamento e pavimentação de ruas, além de investimentos na área de saneamento.
Antes de chegar ao plenário, o projeto passou pelas comissões responsáveis pelas análises jurídica, financeira e de obras. No entanto, a tramitação foi marcada por debates acalorados, confusão e até suspensão da sessão, iniciada na última segunda-feira (15).
Questionamentos e retomada da votação
Durante a discussão, vereadores questionaram o fato de o projeto não ter sido analisado pela Comissão de Meio Ambiente, apesar de prever ações relacionadas ao saneamento. Diante das manifestações, a sessão foi interrompida após pedido de mais prazo para análise e solicitação de um parecer da Procuradoria Jurídica da Câmara.
Na retomada dos trabalhos, nesta quarta-feira, o parecer confirmou a necessidade de o projeto passar pela Comissão de Meio Ambiente, o que fez com que o texto retornasse uma etapa no processo legislativo.
Após ajustes na composição da comissão e novos debates, o vereador Eduardo Borgo (Novo) solicitou novamente mais tempo para análise, alegando falta de informações. O pedido, porém, foi rejeitado por 9 votos a 5.
Mesmo com questionamentos apresentados por parlamentares da oposição, a maioria dos vereadores foi favorável à continuidade da tramitação.
Votação em plenário
O projeto foi aprovado em plenário por 11 votos a 3, placar que se repetiu em sessão extraordinária, confirmando a autorização para a contratação do empréstimo.
Votaram a favor:
-
Sandro Bussola (MDB)
-
Beto Móveis (Republicanos)
-
Arnaldinho Ribeiro (Avante)
-
Dário Dudário (PSD)
-
Edson Miguel (Republicanos)
-
Emerson Construtor (Podemos)
-
Julio Cesar (PP)
-
Mané Losila (MDB)
-
Marcelo Afonso (PSD)
-
Natalino da Pousada (PDT)
-
Pastor Bira (Podemos)
Votaram contra:
Ausentes:
Última sessão do ano
A votação ocorreu durante a 46ª e última Sessão Ordinária de 2024 da Câmara. Ao longo da tarde da segunda-feira (15), os vereadores da 34ª Legislatura apreciaram 47 matérias, sendo 10 delas em regime de urgência.