As unidades de saúde de Paraguaçu Paulista (SP) estão funcionando em horário reduzido a partir desta semana. A medida foi adotada pela Prefeitura para conter gastos e cumprir a Lei de Responsabilidade Fiscal, diante de um déficit de aproximadamente R$ 8 milhões.
De acordo com o decreto publicado na última sexta-feira (10), as Unidades Básicas de Saúde (UBSs), Estratégias Saúde da Família (ESFs), Farmácia de Manipulação, Secretaria de Saúde, Vigilância em Saúde, Serviço de Atendimento Domiciliar e demais setores da pasta passam a atender de segunda a sexta-feira, das 7h às 13h.
O Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) também terá novo horário: de segunda a quinta-feira, das 7h30 às 13h30, e às sextas-feiras, das 7h30 às 16h, a partir do dia 20 de outubro.
Segundo o chefe de gabinete da prefeitura, Lídio Tautte, a redução faz parte de um conjunto de medidas legais para equilibrar as contas públicas.
“O prefeito resolveu reduzir as despesas do município visando cumprir a Lei de Responsabilidade Fiscal. Houve aumento de custos com precatórios, pisos salariais e duodécimo da Câmara. Apesar disso, os serviços essenciais, como educação, saúde e coleta de lixo, continuam sendo garantidos”, afirmou.
O secretário de Saúde, Egydio Tonini Nogueira Neto, assegurou que os programas e atendimentos continuarão sendo realizados normalmente.
“Os atendimentos seguem mantidos. O CEM (Centro de Especialidades Médicas) continua funcionando das 7h às 17h, e os serviços que eram feitos à tarde nas UBSs foram reorganizados para o período da manhã”, explicou.
A redução de horário valerá até 31 de dezembro, prazo em que a Prefeitura espera reduzir os custos em cerca de 5% por secretaria, com cortes em despesas de energia, adiantamentos, férias e abonos.
Confira os novos horários de funcionamento:
-
Estratégias Saúde da Família (ESFs): 7h às 13h
-
Unidades Básicas de Saúde (UBSs): 7h às 13h
-
Almoxarifado da Saúde: 7h às 13h
-
Dispensários Municipais: 7h às 13h
-
Farmácia de Manipulação: 7h às 13h
-
Secretaria de Saúde: 7h às 13h
-
Vigilância em Saúde: 7h às 13h
-
Serviço de Atendimento Domiciliar: 7h às 13h
-
Centro de Atenção Psicossocial (CAPS):
-
Até 17 de outubro: terça a quinta, das 7h30 às 13h30; sexta, das 7h30 às 15h30
-
A partir de 20 de outubro: segunda a quinta, das 7h30 às 13h30; sexta, das 7h30 às 16h