O Ministério da Saúde divulgou nesta quarta-feira (8) uma nova atualização sobre os casos de intoxicação por metanol relacionados ao consumo de bebidas alcoólicas adulteradas. De acordo com o levantamento, o Brasil já soma 259 notificações, sendo 24 confirmações e 235 casos ainda em investigação. Outras 145 ocorrências foram descartadas.
Os casos confirmados estão concentrados principalmente no estado de São Paulo, com 20 registros, seguido pelo Paraná, com 3 casos, e o Rio Grande do Sul, com 1. Entre as notificações que seguem sob investigação, São Paulo também lidera, com 181 registros.
Outros estados com casos em análise são Pernambuco (24), Paraná (5), Rio de Janeiro (5), Rio Grande do Sul (4), Mato Grosso do Sul (4), Piauí (4), Espírito Santo (3), Goiás (2), Acre (1), Paraíba (1) e Rondônia (1).
O relatório aponta ainda cinco mortes confirmadas em São Paulo em decorrência da intoxicação por metanol. Além disso, 11 óbitos seguem em investigação, sendo 1 em Mato Grosso do Sul, 3 em Pernambuco, 6 em São Paulo e 1 na Paraíba.
O Ministério da Saúde reforça o alerta para que a população evite o consumo de bebidas de procedência duvidosa e redobre a atenção a produtos comercializados sem rótulo, selo fiscal ou registro sanitário.