Após casos de intoxicação por metanol registrados no país, a Vigilância Sanitária e a Polícia Civil intensificaram as ações de fiscalização em distribuidoras de bebidas e bares em Botucatu (SP). Durante as operações, as equipes localizaram um depósito irregular com cerca de 15 mil garrafas no bairro Cecap, região central da cidade.
De acordo com a Vigilância Sanitária, o local não possuía alvará de funcionamento e o armazenamento do material estava em situação irregular. Amostras foram recolhidas para perícia, que vai verificar se há presença de metanol nas bebidas.
“O material foi apreendido para análise, a fim de verificar qualquer indício de adulteração”, informou o delegado Luiz Fernando Ayres, em entrevista à TV TEM.
A Polícia Civil investiga a procedência e a destinação das garrafas, além de apurar se elas seriam reutilizadas para venda clandestina de bebidas alcoólicas. Segundo o delegado, o proprietário do depósito já foi identificado e afirmou que compra as garrafas em Botucatu para revenda a outros estabelecimentos do estado.
As garrafas apreendidas foram destruídas para evitar o reaproveitamento, e o responsável pelo local foi autuado. O laudo da perícia deverá apontar se houve adulteração ou risco de contaminação.
Foto: Adriano Baracho/ TV TEM