Offline
Bares de Bauru reforçam controle de bebidas e emitem comunicados após casos de intoxicação por metanol em SP
Por Moisés Moura
Publicado em 03/10/2025 09:58
BAURU

Diante da repercussão de casos de intoxicação por bebidas adulteradas com metanol em São Paulo, bares de Bauru (SP) têm se manifestado publicamente para tranquilizar os clientes. Os estabelecimentos destacam o compromisso com a qualidade, a procedência e a segurança dos produtos oferecidos.

Luiz Ricardo Ferreira, proprietário de um bar no centro da cidade, afirmou que a decisão de se comunicar abertamente com o público surgiu da necessidade de reforçar a confiança após os registros na capital.

“Diante da gravidade das notícias sobre bebidas adulteradas, entendemos que era nosso dever vir a público para reforçar com clareza nosso compromisso com a segurança e a procedência de todos os produtos que servimos”, disse o empresário.

Ele explica que, embora o movimento do bar não tenha sido diretamente afetado, a comunicação antecipada foi uma estratégia para preservar a relação de confiança com os clientes.

Na avenida Getúlio Vargas, o empresário Tiago Della Barba também divulgou uma nota de esclarecimento. Segundo ele, as bebidas são adquiridas apenas de fabricantes e distribuidores autorizados.

“Decidimos emitir o comunicado para tranquilizar nossos clientes. Fizemos questão de incluir as logomarcas dos nossos fornecedores e encaminhá-la para que eles também republicassem”, detalhou.

Tiago destacou ainda que a transparência e o cuidado com a origem das bebidas são “essenciais e uma responsabilidade levada a sério”.

Nenhum caso registrado na região

Até a última atualização desta reportagem, não há registro de intoxicação por metanol em Bauru e região. Em Botucatu (SP), o Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Unesp (HCFMB), um dos centros de referência do Estado habilitado para realizar testes, emitiu nota negando informações falsas que circulavam nas redes sociais sobre supostos casos na cidade.

“O HCFMB informa que, até o momento, não registrou nenhum caso confirmado ou suspeito de intoxicação por metanol. A unidade permanece em alerta e preparada para assistência, além de ser referência estadual para análises laboratoriais”, afirmou o hospital.

O que é o metanol

O metanol (CH₃OH) é um tipo de álcool altamente tóxico, incolor e inflamável, com cheiro semelhante ao da bebida alcoólica comum. Também conhecido como “álcool da madeira”, pode causar sintomas graves como náusea, dor abdominal, visão turva, convulsões e até risco de morte quando ingerido em concentrações elevadas.

Orientações

O Centro de Vigilância Sanitária do Estado recomenda que bares e empresas redobrem a atenção à procedência das bebidas. Em caso de suspeita de intoxicação, é fundamental buscar atendimento médico de emergência.

 

O Centro de Controle de Intoxicações (CCI-SP) oferece orientação pelos telefones (11) 5012-5311 e 0800 771 3733.

Comentários
Comentário enviado com sucesso!