Offline
Dia Internacional do Café: tradição e história do grão também marcam São Manuel
Por Moisés Moura
Publicado em 01/10/2025 12:22
São Manuel

Chamado de “pingado” quando misturado com leite, expresso quando feito sob alta pressão e “no estilo do interior” quando passado no coador de pano, o café é parte indispensável da rotina dos brasileiros. Segundo levantamento do Instituto Agronômico (IAC) em parceria com a Unicamp e o Instituto Axxus, 97% da população consome a bebida diariamente.

No contexto da produção, o estado de São Paulo sempre se destacou, impulsionando a economia, transformando cidades, atraindo imigrantes e marcando a história de diversos municípios desde o século XIX — inclusive São Manuel, onde o café também fez parte da construção social e econômica da cidade.

☕ A tradição paulista

Cidades como Garça, Marília, Vera Cruz e Dois Córregos são referência na cafeicultura, recebendo até reconhecimento de Indicação de Procedência para o café da espécie Coffea arábica. Garça, por exemplo, exporta para mais de 20 países e faz parte da “Rota do Café”, criada pelo Governo do Estado de SP.

No interior, muitas famílias de imigrantes iniciaram sua vida no Brasil justamente ligadas à lavoura do café — realidade que também se refletiu em São Manuel. Assim como em Garça, por aqui a cafeicultura atraiu trabalhadores, ajudou na formação das fazendas e marcou o desenvolvimento do município ao longo do século XX.

‍‍‍ O café como herança cultural

Na região de Garça, produtores como Cassiano Terciotti Tosta mantêm a tradição herdada de seus avós e transformaram o café especial em marca de qualidade e turismo. Essa ligação de gerações com o grão é semelhante à de muitas famílias são-manuelenses, que também construíram sua história com base na agricultura e no trabalho no campo.

O café hoje

Atualmente, além de manter forte presença na economia, o café também faz parte da identidade cultural e gastronômica do interior paulista. Em São Manuel, assim como em Garça, ele ainda é símbolo de encontro, conversa e tradição familiar.

No Dia Internacional do Café, celebrado nesta quarta-feira (1º), fica o reconhecimento dessa bebida que ultrapassa fronteiras, gera oportunidades, mantém histórias vivas e segue presente em praticamente todos os lares brasileiros.

Comentários