Offline
Parlamentar gera onda de fake news em Pratânia; CISMETRO desmente acusações e reforça transparência
Por Moisés Moura
Publicado em 16/09/2025 13:25 • Atualizado 16/09/2025 14:15
PRATÂNIA

O Consórcio Intermunicipal de Saúde (CISMETRO), um dos maiores do Estado de São Paulo, emitiu nota oficial nesta semana para desmentir acusações feitas pelo vereador e presidente da Câmara de Pratânia, Kendji (Republicanos).

Durante uma live, o parlamentar apresentou “supostas denúncias” relacionadas ao consórcio, compartilhando prints de reportagens sobre um outro consórcio investigado e tentando vincular o nome do CISMETRO aos fatos apresentados.

Em nota, a direção do CISMETRO classificou como inverídica a tentativa de associação e reafirmou que não possui qualquer ligação com a matéria citada pelo vereador. O consórcio destacou ainda que atua dentro da legalidade, com transparência e fiscalização constante pelos órgãos competentes.

“Atuamos com total legalidade e transparência, sempre fiscalizados pelos órgãos competentes, e estamos à disposição para prestar todos os esclarecimentos necessários à população”, afirmou a direção do consórcio.

Formado atualmente por 23 municípios, o CISMETRO tem como objetivo ampliar o acesso da população a serviços de saúde, como consultas, exames e procedimentos que muitas vezes não podem ser supridos individualmente por cada administração municipal. Todo o funcionamento segue a Lei dos Consórcios Públicos (Lei 11.107/2005) e é detalhado em seu Portal da Transparência, disponível no site oficial do consórcio.

Sobre Pratânia, a direção confirmou que já houve apresentação de uma Carta de Intenções e que representantes do CISMETRO, incluindo o superintendente Messias Humberto de Oliveira, estiveram reunidos com vereadores locais para apresentar os benefícios da adesão à população. A nota também esclareceu que o município de Valinhos, citado pelo vereador Kendji, não faz parte do CISMETRO, desmentindo qualquer relação com a reportagem usada como base para as acusações.

Até o momento, o vereador Kendji ainda não se posicionou oficialmente sobre a nota emitida pelo consórcio.

O que é o Cismetro?

O Cismetro é uma parceria entre diversos municípios da região de Campinas, com o objetivo de realizar ações conjuntas em saúde pública, incluindo a compra de serviços médico-hospitalares, medicamentos e insumos, visando fomentar a qualidade e agilidade dos serviços prestados à população. 

Municípios participantes

Atualmente, o Cismetro é composto por 32 municípios, incluindo cidades como Americana, Amparo, Artur Nogueira, Atibaia, Boituva, Cabreúva, Campo Limpo Paulista, Cosmópolis, Holambra, Hortolândia, Indaiatuba, Itatiba, Itu, Itupeva, Jaguariúna, Jarinú, Jundiaí, Louveira, Morungaba, Nova Odessa, Paulínia, Pedreira, Salto de Pirapora, Santo Antônio de Posse, Valinhos, Várzea Paulista e Vinhedo. 

População atendida

O Cismetro atende atualmente mais de 3 milhões de usuários nas cidades consorciadas. 

Serviços oferecidos

 

O consórcio disponibiliza uma ampla rede de serviços de saúde, incluindo atendimentos médicos, odontológicos, exames laboratoriais, serviços de imagem, entre outros, por meio de empresas credenciadas.

Comentários
Comentário enviado com sucesso!