Offline
Bauru enfrenta atrasos em plantões médicos por falta de pagamento da OS Mahatma Gandhi
Por Moisés Moura
Publicado em 13/09/2025 19:31
BAURU

A Prefeitura de Bauru informou neste sábado (13) que encaminhou um ofício à 2ª Vara Criminal de Catanduva, responsável pela intervenção na Organização Social (OS) Mahatma Gandhi, relatando descumprimentos nos plantões médicos das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da cidade devido à falta de pagamento aos profissionais.

Segundo a Prefeitura, a OS tem atrasado salários, encargos e repasses a fornecedores, impactando o atendimento à população. O g1 tenta contato com a entidade.

 

No dia 28 de agosto, uma médica da UBS do bairro Mary Dota se recusou a atender uma paciente alegando atraso no pagamento, que deveria ter sido realizado pela OS Mahatma Gandhi. A Prefeitura afirma que solicitou autorização judicial para realizar os pagamentos diretamente, mas ainda não obteve retorno. Sem essa autorização, o município afirma não ter mecanismos legais para efetuar os repasses.

A Organização Social é responsável pela gestão das equipes médicas e de enfermagem em quatro UBSs de horário estendido, que funcionam das 19h às 23h durante a semana e das 8h às 18h aos sábados.

A OS está sob intervenção desde agosto, após a Operação “Duas Caras”, do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), que apontou desvios milionários de recursos da saúde. Durante a operação, nove diretores ligados ao Hospital Psiquiátrico Mahatma Gandhi foram presos e os bens da entidade foram bloqueados, dificultando o pagamento dos profissionais.

 

A Prefeitura reforçou que busca assegurar a continuidade do atendimento à população em conformidade com a lei e com as determinações judiciais. Em caso de instabilidade nos plantões, a população é orientada a buscar atendimento nas UBSs em horário convencional ou nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs).

Comentários
Comentário enviado com sucesso!