Offline
Segundo especialistas, preço da carne pode cair no Brasil após tarifa imposta por Trump
Por Moisés Moura
Publicado em 31/07/2025 18:15
BRASIL

A recente decisão do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de impor uma tarifa de 50% sobre a carne bovina brasileira pode gerar impactos diretos no mercado interno. Segundo especialistas do setor agropecuário, o preço da carne no Brasil deve cair nas próximas semanas, devido ao provável excesso de oferta no país.

A nova tarifa, que eleva o custo total de exportação para os Estados Unidos para até 76%, deve inviabilizar economicamente os embarques. Frigoríficos como FriGol, JBS e Minerva já avaliam suspender ou redirecionar parte da produção destinada ao mercado americano.

Com essa mudança, a carne que seria exportada permanece no mercado interno, o que aumenta a oferta dentro do país. De acordo com a lei da oferta e da procura, quanto maior a quantidade de produto disponível, maior a tendência de queda nos preços.

“O excesso de carne no Brasil, provocado pela perda de um importante mercado como os Estados Unidos, naturalmente pressiona os preços para baixo”, explica um analista do setor.

Nos últimos dias, o valor do boi gordo já registrou queda de até R$ 5 por arroba em algumas regiões, segundo dados do Cepea (USP). A tendência é que os reflexos cheguem ao consumidor, com redução nos preços de cortes como alcatra, patinho, acém e contrafilé.

Contudo, a intensidade da queda vai depender de alguns fatores, como:

  • o redirecionamento da carne para outros países (como China, Israel e Filipinas),

  • o comportamento do consumo interno,

  • e os custos de produção dos pecuaristas.

Apesar disso, há expectativa de alívio no bolso do consumidor, principalmente entre os meses de agosto e setembro, caso o cenário se mantenha.

Comentários
Comentário enviado com sucesso!