Na manhã desta terça-feira, 15 de julho, o coordenador da Defesa Civil de São Manuel, Wagner Camargo, apresentou com exclusividade um levantamento das principais ocorrências registradas no município durante o primeiro semestre de 2025. Segundo os dados divulgados, São Manuel contabilizou 157 incêndios em vegetação, 13 incêndios residenciais, 5 em veículos, além de atendimentos a casos de vazamento de gás, queda de árvores, queda de ponte, desobstrução e limpeza de vias públicas.

O bairro mais afetado por incêndios em vegetação foi a Cohab III, com 42 ocorrências, em sua maioria em terrenos particulares. Em seguida, aparece o bairro São Geraldo, com 35 registros.
ESTIAGEM E FASE VERMELHA
Durante a entrevista, Wagner alertou para os riscos do atual período de estiagem. São Manuel encontra-se sob a Fase Vermelha, e a Defesa Civil está em estado de alerta.

O coordenador reforçou a importância da prevenção e do apoio da comunidade para evitar novos focos de incêndio, especialmente em áreas com acúmulo de vegetação seca.
TREINAMENTOS E PROGRAMA “SÃO PAULO SEM FOGO”
Questionado sobre o preparo da equipe para lidar com as diversas ocorrências, Wagner destacou que os agentes estão em constante capacitação, participando de cursos oferecidos pela sede da Defesa Civil em São Paulo e também em parceria com a Usina São Manoel.

O coordenador aproveitou para ressaltar a participação de São Manuel no programa estadual “São Paulo Sem Fogo”, que tem como objetivo reduzir os incêndios em vegetação por meio da capacitação técnica, fornecimento de equipamentos e ações educativas. Segundo Wagner, os dados levantados neste primeiro semestre servem como base para planejamento estratégico, definição de metas e ações preventivas para o próximo ano. “Além do combate, precisamos trabalhar fortemente a conscientização da população, que é uma das ferramentas mais importantes para a redução dos casos”, afirmou.