Offline
INSS pode usar agências dos Correios para atender aposentados vítimas de fraude
Por Administrador
Publicado em 12/05/2025 17:46
BRASIL

Brasília, 12 de maio de 2025 – Por Isabela Camargo (g1 e TV Globo)

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) estuda utilizar a estrutura física dos Correios para realizar atendimentos presenciais aos aposentados e pensionistas que foram vítimas de um esquema de fraudes nos benefícios. A medida visa ampliar o acesso dos segurados aos serviços, principalmente em municípios onde o INSS não tem unidades próprias.

A iniciativa deve ser oficializada ainda nesta semana, com base em um acordo de cooperação técnica já existente entre os órgãos. Segundo o presidente dos Correios, Fabiano Silva dos Santos, a estatal está pronta para colaborar com o atendimento à população. “A nossa estrutura está à disposição do INSS para o que for necessário”, declarou.

O vice-presidente da República e ministro de Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, também confirmou que a Caixa Econômica Federal avalia formas de viabilizar o atendimento.

Fraudes e ressarcimento

Na semana passada, o INSS divulgou que cerca de 9 milhões de aposentados e pensionistas sofreram descontos indevidos em seus benefícios nos últimos anos. A estimativa é que ao menos 4 milhões tenham sido vítimas de fraudes.

Os segurados deverão informar se autorizaram ou não os débitos para que possam ser ressarcidos. A notificação será enviada na próxima terça-feira (13) por meio do aplicativo "Meu INSS". O instituto alertou que não haverá qualquer tipo de contato por telefone ou SMS.

A partir do dia 14, os aposentados poderão consultar, pelo próprio aplicativo e pela Central 135, qual associação realizou o desconto e o valor envolvido.

O governo federal também trabalha em um plano de ressarcimento total, que prevê ações judiciais contra associações suspeitas — muitas delas consideradas de fachada e investigadas por suposto pagamento de propina a servidores do INSS.

Comentários
Comentário enviado com sucesso!