Teve início nesta quarta-feira (7/5), no Vaticano, o conclave que elegerá o novo Papa. A cerimônia foi acompanhada por fiéis de todo o mundo por meio de telões instalados na Praça de São Pedro. O evento começou com uma missa solene, marcada por emoção e orações, reunindo mais de 5 mil pessoas, segundo estimativas do Vaticano.
A partir das 11h30 (horário de Brasília), os 133 cardeais eleitores entraram oficialmente em regime de isolamento absoluto na Capela Sistina, onde permanecerão até que seja alcançado o consenso necessário para a escolha do sucessor do Papa Francisco.
O tradicional sinal da escolha do novo pontífice, representado pela fumaça branca na chaminé do Vaticano, poderá ser visto ainda nesta quarta-feira. A expectativa é que a primeira fumaça, branca (eleição) ou preta (sem decisão), apareça após as 14h (horário de Brasília), já que as votações começaram por volta das 11h30.
Hoje, dia 7 de maio, por volta das 16h (horário de Brasília), a chaminé da Capela Sistina liberou fumaça preta, sinalizando que ainda não houve consenso entre os cardeais e, portanto, nenhum Papa foi escolhido até o momento.
A fumaça preta é produzida ao queimar as cédulas de votação com substâncias químicas que geram essa coloração escura, simbolizando que não houve uma decisão. Já a fumaça branca é o sinal tão aguardado pelos fiéis de que um novo Papa foi eleito. Ela é liberada assim que os cardeais chegam a um consenso e confirma-se a escolha do novo líder da Igreja Católica.
Nos próximos dias, os fiéis deverão observar atentamente a chaminé em dois períodos: pela manhã, entre 5h30 e 7h, ou à tarde, entre 12h30 e 14h, sempre conforme o horário de Brasília.
O mundo segue em vigília, aguardando a escolha do novo líder da Igreja Católica.