A Polícia Federal deflagrou na manhã desta quinta-feira (10) a Operação Cópia e Cola, que tem como objetivo desarticular uma organização criminosa suspeita de desviar recursos públicos da área da saúde. Um dos principais alvos da investigação é o prefeito de Sorocaba (SP), Rodrigo Manga (Republicanos).

Ao todo, foram expedidos 28 mandados de busca e apreensão em diversos municípios dos estados de São Paulo e Bahia. Em Sorocaba, os agentes estiveram na sede da Prefeitura, na casa e no gabinete do prefeito, além da Secretaria Municipal de Saúde, do Diretório Municipal do Republicanos e na residência do ex-secretário de Saúde, Vinicius Rodrigues.
Também são investigados o ex-secretário de Governo e Administração, Fausto Bossolo, além do suposto envolvimento de uma igreja e de um empresário do ramo imobiliário que atua em Sorocaba.

De acordo com informações apuradas pela TV TEM, foram encontrados pelo menos R$ 600 mil em espécie nos endereços visitados pela PF. Parte do dinheiro estava escondida dentro de uma caixa, no porta-malas de um veículo.
A operação conta com a atuação de mais de 100 policiais federais, com mandados sendo cumpridos nos seguintes municípios:
-
São Paulo (SP)
-
Sorocaba (SP)
-
Araçoiaba da Serra (SP)
-
Votorantim (SP)
-
Itu (SP)
-
São Bernardo do Campo (SP)
-
Santo André (SP)
-
São Caetano do Sul (SP)
-
Santos (SP)
-
Socorro (SP)
-
Santa Cruz do Rio Pardo (SP)
-
Osasco (SP)
-
Vitória da Conquista (BA)
Até o momento, a Prefeitura de Sorocaba não se manifestou oficialmente sobre a operação nem respondeu aos questionamentos da imprensa.
Perfil do prefeito investigado
Rodrigo Manga foi eleito prefeito de Sorocaba em 2020, após dois mandatos como vereador. Antes de entrar para a vida pública, atuava como vendedor de veículos em uma rede local. Ganhou popularidade ao aparecer em vídeos divulgando automóveis, o que ajudou a impulsionar sua imagem.
Formado em marketing, Manga tem investido fortemente nas redes sociais, especialmente na produção de reels, vídeos curtos e de apelo popular. Essa estratégia lhe rendeu milhões de seguidores e convites para participar de programas de rádio e TV em diversas regiões do país.