Na segunda-feira, 4 de novembro, ocorreu uma audiência pública na Câmara de Vereadores de São Manuel, em resposta a diversas reclamações e denúncias envolvendo a empresa Expresso Fênix, que recebe recursos públicos.
Um dos pontos mais graves revelados durante a audiência foi um vídeo obtido com exclusividade pela reportagem da TV São Manuel Conectado, no qual um funcionário relata a precariedade dos ônibus da empresa. Entre os problemas destacados estão a falta de cintos de segurança, a ausência da segunda marcha, falhas no sistema de freios e má conservação dos veículos, além dos pneus completamente carecas.
Durante a audiência, a gestora responsável pelo contrato afirmou que a última fiscalização da empresa ocorreu em setembro e que, na ocasião, não foram encontradas irregularidades. Ela declarou que a empresa vem cumprindo o contrato e afirmou desconhecer as denúncias "por não ser perita". A jornalista Renata Bonjesus questionou sobre as fiscalizações, se a gestora entrou nos veículos para ver as condições dos ônibus, mencionando pneus carecas e a presença de arame exposto, o que representa um risco para os estudantes e trabalhadores. Em resposta, a gestora voltou a afirmar que não é perita e que apenas observou outros pontos, como câmeras no interior do ônibus.
A gestora do contrato ainda afirmou que a prefeitura não identificou problemas na empresa e que a ouvidoria não recebeu reclamações formais, desconsiderando as queixas feitas nas redes sociais, alegando que esses não são canais oficiais de comunicação.
A audiência foi marcada pela participação tímida dos vereadores, com apenas quatro deles fazendo perguntas, enquanto outros se mantiveram em silêncio durante os questionamentos.