Na noite desta quinta-feira, ocorreu o último debate entre os candidatos à prefeitura de São Manuel, organizado pela Rádio Clube Centro Oeste Paulista. O evento começou às 20h e contou com a presença de jornalistas, autoridades políticas e assessores dos candidatos.
O segundo bloco, que foi marcado por um incidente, seguiu as regras previamente explicadas em vídeo. Nesse bloco de temas livres, um candidato deveria fazer uma pergunta a outro. Cada participante teria direito a uma pergunta e a responder uma vez. O candidato sorteado teria 30 segundos para formular sua pergunta ao adversário, que teria 1 minuto e meio para responder, seguido de uma réplica e tréplica de 30 segundos cada.
No entanto, o mediador se atrapalhou no início do segundo bloco. Após Hionita fazer sua pergunta a Odirlei e ele responder, seguiu-se a réplica de Hionita e a tréplica de Odirlei. Na sequência, o mediador sorteou Márcia Oliveira, mas interrompeu o debate indevidamente, concedendo mais 30 segundos a Hionita para uma fala adicional. Esse erro foi percebido, mas não foi o único.
Quando foi sorteada novamente, Márcia escolheu Hionita para perguntar. Após Hionita responder, Márcia fez sua réplica e Hionita a tréplica. Logo após, o mediador sorteou Odirlei Félix, que chamou sua atenção para um novo erro: o mediador afirmou que Márcia teria direito a uma tréplica, mesmo sem ter participado diretamente daquele embate.
Odirlei, então, escolheu Márcia para dirigir sua pergunta, mas o mediador voltou a se confundir, afirmando que ele não poderia questioná-la, já que ela teria acabado de responder uma pergunta. Com isso, Odirlei foi obrigado a formular sua pergunta para João Paulo, quebrando a dinâmica original. Na sequência, João Paulo foi sorteado e teve que fazer sua pergunta a Márcia, que até então não havia participado da rodada de perguntas e respostas.
Aqui estão os erros identificados
- Concessão indevida de 30 segundos a Hionita após sua tréplica no primeiro embate do segundo bloco.
- Erro ao afirmar que Márcia teria direito à tréplica, quando ela não participou diretamente do embate.
- Impedimento de Odirlei de perguntar a Márcia, alegando que ela já havia respondido, mesmo isso não sendo verdade.
- Forçar João Paulo a fazer uma pergunta para Márcia depois de Odirlei ter sido impedido de perguntar.
Totalizando quatro erros cometidos pelo mediador no segundo bloco.
Os erros do mediador criaram confusão no andamento do debate, mas o incidente foi corrigido no decorrer do evento, restabelecendo a ordem do debate conforme as regras previamente estipuladas.