Cerimônia reuniu estudantes do 5º ano, familiares e autoridades locais após quatro meses de atividades de conscientização contra a violência e o uso de drogas.
Os alunos dos 5º anos da Escola Municipal de Ensino Fundamental "Professora Antônia Ferreira Assumpção Antunes", localizada em Pratânia (SP), participaram na última sexta-feira (26) da solenidade de formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd).
O evento foi realizado pela Prefeitura Municipal, por meio da Diretoria Municipal de Educação, em parceria com a Polícia Militar do Estado de São Paulo. A cerimônia reuniu estudantes, familiares, corpo docente e autoridades locais.
As atividades do programa foram desenvolvidas ao longo de quase quatro meses. Durante o período letivo, os policiais militares ministraram instruções voltadas ao desenvolvimento de habilidades para tomada de decisões diárias, resolução de conflitos e conscientização sobre os impactos do uso de substâncias entorpecentes e de atos de violência.
Como parte dos critérios de avaliação do curso, os estudantes produziram redações sobre os tópicos abordados em sala de aula. Os autores dos textos selecionados em cada uma das quatro turmas receberam a Medalha Proerd.
Estudantes premiados por turma:
-
5º Ano A: Kethelin Silva Veloso, Livia Emanuelly Vieira dos Santos e Guilherme Aragão Mendes
-
5º Ano B: Ana Laura Silva de Oliveira
-
5º Ano C: Arthur Geovanne Luciano Eloy
-
5º Ano D: Fabrício Eduardo da Silva Bezerra
O juramento formal do Proerd, no qual os formandos se comprometem a manter o distanciamento de condutas violentas e de entorpecentes, foi conduzido pelo aluno Vinícius Vannuchi de Carvalho, da turma do 5º Ano A.
A solenidade contou também com apresentações musicais dos estudantes, que interpretaram a música "Esperando na Janela", além das execuções do Hino Nacional Brasileiro e do Hino de Pratânia. O encerramento da cerimônia incluiu a execução da canção temática do programa com a presença do mascote Daren.