Executivo municipal afirma que Secretaria de Saúde deu suporte ao caso e pede que reclamações formais sejam feitas via Ouvidoria para apuração de condutas individuais.
O prefeito de São Manuel, Odirlei Felix, acompanhado do vice-prefeito Gê Barros, publicou um pronunciamento em vídeo para esclarecer a posição da administração municipal diante da repercussão de um relato feito por uma moradora, identificada como Gláucia, a respeito do atendimento no hospital local.
Durante o comunicado, o chefe do Executivo lamentou a situação, prestou solidariedade à família e defendeu a atuação da gestão na área da saúde, rebatendo o que classificou como "uso político" do episódio.

Apoio institucional e transferência
De acordo com o prefeito, a Secretaria Municipal de Saúde prestou assistência aos envolvidos assim que tomou conhecimento do fato. Ele destacou que servidores da pasta atuaram diretamente na articulação para a transferência da paciente para o Hospital das Clínicas da Unesp.
"Quero dizer para vocês que nós, desde o início, a nossa Secretaria de Saúde deu todo o apoio para a Gláucia e para o Odair assim que ficou sabendo do fato. Inclusive, [membros da equipe] ajudaram a moça a ser transferida para a Unesp, falando com o diretor da Unesp. Então, o que nós poderíamos fazer, foi feito", afirmou Odirlei Felix.
O prefeito argumentou que as críticas manifestadas no vídeo original focam no comportamento de profissionais e não em falhas de infraestrutura ou desabastecimento da unidade. "No vídeo, ficou muito claro que ela não fala sobre estrutura, ela fala sobre pessoas. Ela não falou que estava faltando nada, que estava faltando medicamento", ponderou.

Desafios na saúde regional e melhorias
Felix contextualizou que a alta demanda e a superlotação são desafios presentes em todo o sistema de saúde da região, citando os atendimentos na Unesp e em municípios vizinhos, como Lençóis Paulista.
Apesar das dificuldades macroestruturais, o prefeito listou medidas implementadas recentemente para tentar otimizar o fluxo de atendimento em São Manuel:
-
Inclusão de um terceiro médico na escala do hospital;
-
Abertura da farmácia hospitalar;
-
Início da realização de cirurgias eletivas na unidade.

Orientação sobre denúncias e uso da Ouvidoria
A administração municipal enfatizou que condutas inadequadas de funcionários públicos devem ser reportadas formalmente para que medidas administrativas possam ser adotadas, evitando a generalização contra o corpo funcional, que conta com cerca de 70 colaboradores.
O vice-prefeito, Gê Barros, reforçou a importância dos canais oficiais para o registro de reclamações.
"Por diversas vezes pedimos para as pessoas se utilizarem de uma ferramenta muito importante que nós temos no município, que é a Ouvidoria. Através dela, nós vamos conseguir apurar os fatos, ver os problemas que foram causados e tentar resolver. Politizar uma situação tão séria como essa fica extremamente complicado, porque a gente não consegue realmente resolver o problema como um todo", declarou Barros.
O Executivo concluiu o posicionamento reiterando que a prefeitura permanece à disposição dos cidadãos para receber apontamentos específicos — com a identificação de nomes e condutas — com o objetivo de fiscalizar e aprimorar a qualidade dos serviços públicos prestados na cidade.