Offline
Com avenida lotada, São Manuel celebra 156 anos com desfile cívico histórico e apresentações marcantes
Por Moisés Moura
Publicado em 21/06/2026 18:57 • Atualizado 21/06/2026 18:58
São Manuel

Créditos das imagens: Prefeitura Municipal de São Manuel.

Com a Avenida José Horácio Mellão repleta de famílias como nunca se viu, o evento promovido pela Secretaria de Cultura reuniu segurança pública, tradição, fanfarras e a icônica apresentação da Orquestra FAIPA de Ipaussu, que colocou o prefeito para dançar.

SÃO MANUEL — O aniversário de 156 anos de São Manuel foi celebrado com um marco histórico na manhã deste domingo. A Avenida José Horácio Mellão foi palco de um desfile cívico grandioso, atraindo um público recorde. Centenas de famílias ocuparam as calçadas em uma atmosfera de festa e civismo jamais vista na história recente do município.

A organização impecável levou a assinatura do secretário de Cultura, Bruno Dallacqua, que foi amplamente elogiado por transformar o ato cívico em um dia inesquecível para as crianças e a comunidade. Toda a celebração foi transmitida ao vivo, em tempo real, pelas redes sociais (YouTube e Facebook) da TV São Manuel Conectado.

Forças de segurança abrem o ato

A abertura do desfile oficial ficou por conta das forças de segurança que atuam na proteção da região. Em um forte esquema de demonstração de prontidão e serviço, viaturas da Polícia Militar, Polícia Civil, Guarda Civil Municipal (GCM) e da Defesa Civil abriram caminho pela avenida sob os aplausos do público, reforçando o compromisso com a ordem e a segurança da comunidade.

 

Emoção com a Banda Filarmônica e o tradicional "Faraco"

Logo na sequência, a honrosa Banda Filarmônica de São Manuel entrou na avenida. O momento de maior emoção ocorreu quando os músicos executaram os acordes de "Parabéns a Você", fazendo o público cantar em coro em homenagem aos 156 anos de emancipação política do município.

As escolas municipais mantiveram o ritmo de animação trazendo à avenida temas inspirados na Copa do Mundo, com as crianças vestidas a caráter, esbanjando criatividade. Outro ponto alto e nostálgico foi a apresentação da fanfarra da escola estadual mais tradicional da cidade, a Fanfarra do Faraco (Instituto de Educação Dr. Manuel José Chaves), que levantou o público e emocionou antigos alunos e moradores.

Show fenomenal da FAIPA coloca prefeito na coreografia

A grande novidade e um dos momentos mais marcantes do dia foi a apresentação da Orquestra FAIPA de Ipaussu. Conhecida na região pelo seu altíssimo nível técnico e musicalidade vibrante, a corporação apresentou um espetáculo marcante e um repertório riquíssimo, arrancando aplausos calorosos a cada evolução.

Ao som do clássico "Morena Tropicana", de Alceu Valença, a FAIPA surpreendeu a todos. O ritmo contagiante quebrou o protocolo oficial: o prefeito Odirlei Facin e o vice-prefeito Joanisvaldo Bernardo de Barros (Ge Barros) foram convidados a interagir diretamente com os músicos. Demonstrando muita descontração, as autoridades arriscaram notas em instrumentos de sopro e participaram ativamente da coreografia da música, levando o público ao delírio.

Inclusão, carros antigos e cavalaria

O desfile também abriu espaço para a solidariedade e a inclusão com a participação da APAE de São Manuel, que foi recebida com muito carinho e respeito pela população presente.

Para fechar o evento com chave de ouro, o público pôde prestigiar o retorno dos tradicionais cavaleiros da cidade e o desfile de carros antigos, que reuniu colecionadores locais e da região, resgatando a memória automotiva e a cultura tropeira.

Com o sucesso absoluto de público e organização, as comemorações dos 156 anos de São Manuel consolidam a gestão cultural e mostram a força da união e do orgulho da comunidade são-manuelense.

O desfile também abriu espaço para a solidariedade e a inclusão com a participação da APAE de São Manuel, que foi recebida com muito carinho e respeito pela população presente. Outro destaque foi a apresentação do grupo de capoeira do município, que encantou o público com demonstrações de habilidade, ritmo e expressão cultural, arrancando muitos aplausos ao longo da avenida.

O Centro de Convivência do Idoso (CCI) também marcou presença no desfile, demonstrando vitalidade, alegria e integração social. Além disso, atletas que representam São Manuel em diversas modalidades esportivas desfilaram pela avenida, evidenciando o talento e a dedicação dos esportistas locais que levam o nome do município para competições regionais, estaduais e nacionais.

Para fechar o evento com chave de ouro, o público pôde prestigiar o retorno dos tradicionais cavaleiros da cidade e o desfile de carros antigos, que reuniu colecionadores locais e da região, resgatando a memória automotiva e a cultura tropeira.

 
 
 
Comentários
Comentário enviado com sucesso!