Offline
Adolescente é investigado por possível articulação de atos violentos ligados a manifestação nacional em Botucatu
Por Moisés Moura
Publicado em 02/02/2026 19:59
Região

A Delegacia de Investigações Gerais (DIG) de Botucatu realizou, nesta segunda-feira (2), diligências para apurar a possível articulação de atos violentos relacionados à manifestação nacional denominada “O Grande Dia”, prevista para ocorrer nesta segunda-feira (2) em São Paulo.

A ação foi determinada pela Delegacia Seccional de Polícia e teve como base um relatório de inteligência da Secretaria de Segurança Pública. Equipes do Grupo de Operações Especiais (GOE) foram até uma residência no bairro Parque dos Pinheiros, onde localizaram um adolescente que, segundo a polícia, admitiu integrar um grupo no aplicativo Telegram voltado à coordenação e discussão de ações ligadas ao movimento.

De acordo com a DIG, no celular utilizado pelo adolescente foram encontradas mensagens com teor de incitação à violência, incluindo menções a práticas ilícitas durante o evento, como o uso de explosivos e coquetéis molotov.

Com autorização do responsável legal, os policiais realizaram busca domiciliar e apreenderam dois simulacros de arma de fogo, dois canivetes e dois aparelhos celulares, entre eles o utilizado pelo adolescente para participar das conversas no grupo.

Ainda segundo a Polícia Civil, os fatos apurados indicam atos infracionais análogos aos crimes de associação criminosa, conforme a Lei 12.850/13, e incitação ao crime, prevista no artigo 286 do Código Penal. O procedimento foi formalizado e encaminhado ao Ministério Público, que deverá analisar o caso e adotar as providências cabíveis.

 

A Polícia Civil informou que segue acompanhando situações que possam impactar a segurança pública.

Comentários
Comentário enviado com sucesso!