A Prefeitura de São Manuel informou, na manhã desta sexta-feira (09), que a empresa Shalom, responsável pela coleta de resíduos sólidos no município, realizou a entrega de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e uniformes aos colaboradores que atuam no serviço.
A atualização ocorre após a repercussão de vídeos e fotos divulgados nas redes sociais nos últimos dias, com supostas denúncias feitas por ex-colaboradores da empresa. Nas publicações, trabalhadores relataram possíveis irregularidades, como falta de alimentação adequada, jornada de trabalho excessiva que, segundo as denúncias, ultrapassaria 12 horas diárias — e ausência de EPIs.
Diante da repercussão, a Prefeitura solicitou esclarecimentos à empresa sobre as condições de trabalho dos funcionários em atividade.
Segundo as informações repassadas ao município, três colaboradores foram substituídos e a documentação necessária foi encaminhada à empresa. Um responsável pelo setor de Recursos Humanos da Shalom também esteve previsto para comparecer ao município para realizar o registro formal dos novos trabalhadores.
Ainda de acordo com os esclarecimentos, um novo colaborador iniciou as atividades na última quarta-feira, em regime de diária, com possibilidade de registro após o período de adaptação.
Atualmente, a equipe responsável pela coleta de resíduos sólidos em São Manuel é formada por dois motoristas e oito coletores.
Em nota, a Prefeitura informou que segue acompanhando a situação e destacou que eventuais irregularidades devem ser apuradas pelos órgãos competentes, garantindo condições adequadas de trabalho e a continuidade do serviço à população.