Offline
Criança Com Traqueostomia Corre Risco Em Ambulância Inoperante Em Areiópolis
Por Moisés Moura
Publicado em 03/12/2025 14:51 • Atualizado 03/12/2025 14:54
AREIÓPOLIS

Segundo denúncia feita por familiares, Luan, criança com traqueostomia, teve sua transferência para a Unesp, na última terça-feira (25/11), marcada por sérios problemas na logística de transporte. De acordo com a família, a ambulância UTI que deveria acompanhar Luan foi cancelada sem aviso prévio, e a equipe foi obrigada a usar um veículo antigo do SAMU, que estava desativado e sem condições de uso.

Ainda segundo a denúncia, durante o trajeto de volta, a ambulância apresentou falhas graves, incluindo a perda de energia elétrica necessária para os equipamentos essenciais de monitoramento e aspiração. A criança teria ficado com a saturação de oxigênio em 89%, sendo necessário acelerar o veículo e realizar a aspiração manualmente, colocando sua vida em risco.

O relato também critica a administração da Secretaria de Saúde de Areiópolis, que teria informado que não estava mais trabalhando com o serviço de remoções Germans, mas, paradoxalmente, o mesmo serviço teria feito transferências no mesmo dia.

A família afirma que registrará formalmente a denúncia às autoridades competentes e que exigirá que nas próximas consultas e procedimentos a ambulância UTI esteja disponível e em condições adequadas. Segundo o relato, Luan ainda tem quatro consultas programadas na Unesp em dezembro, e os familiares reforçam que não aceitarão repetir a situação.

A reportagem tentou contato tanto com a Prefeitura de Areiópolis quanto com a Diretoria de Saúde, mas até o fechamento desta matéria não obteve resposta.

 

A denúncia alerta para a necessidade de fiscalização e providências imediatas quanto à segurança no transporte de pacientes críticos em Areiópolis.

Comentários
Comentário enviado com sucesso!