Durante patrulhamento preventivo e ostensivo pelo Jardim Monte Mor, em Botucatu (SP), a equipe da ROMU visualizou um indivíduo em uma viela portando uma sacola, em atitude considerada suspeita. Ao perceber a aproximação da viatura, o homem correu e entrou em uma residência na Rua nº 137, dispensando dinheiro e porções de entorpecentes na entrada do imóvel.
A equipe realizou o acompanhamento e a abordagem, localizando na sacola diversas porções de drogas, sendo 38 pinos de cocaína, 35 porções de crack, 10 porções de maconha e R$134,00 em notas diversas. O suspeito recebeu voz de prisão em flagrante pelo crime de tráfico de drogas.
Durante a ação, os guardas também encontraram um pássaro da espécie Loris mantido em cativeiro dentro da residência, sem anilha de identificação. A moradora informou que havia encontrado o animal na mata há cerca de um ano e meio e o mantinha em uma gaiola.
Ela foi orientada sobre o crime previsto no artigo 29 da Lei nº 9.605/98 (Lei de Crimes Ambientais). O Grupo de Proteção Ambiental (GPA) foi acionado e realizou o resgate do animal exótico.
O suspeito de tráfico foi encaminhado à DISE de Botucatu, onde o delegado Dr. Paulo Fábio Buchignani registrou o BOPC nº PZ4388-1/2025, permanecendo à disposição da Justiça. Já a moradora foi conduzida ao Distrito Policial, onde o Dr. Marcelo Lanhoso de Lima elaborou o BOPC pelo crime de manter espécie da fauna silvestre em cativeiro.