Na noite desta sexta-feira (31) e na madrugada de sábado (1º), uma megaoperação batizada de “Direção Segura” foi desencadeada em São Manuel com o objetivo de coibir a embriaguez ao volante e aumentar a segurança no trânsito.

A ação, coordenada pelo Capitão William Borgato, da Polícia Militar de Botucatu, contou com o apoio do DETRAN-SP, Polícia Civil e Polícia Militar. A operação teve início às 20h na Avenida Irmão Aldo Marini, sentido centro, e se estendeu até por volta das 2h, também passando pela Avenida José Horácio Mellão, nas proximidades da Praça Tonico e Ticono.

Segundo a apuração da TV São Manuel Conectado, 530 motoristas foram submetidos ao teste do etilômetro, conhecido popularmente como “bafômetro”. O aparelho funciona da seguinte forma: o condutor sopra o bocal descartável, e o visor exibe o resultado.

Durante a operação realizada na Avenida Irmão Aldo Marini, houve uma colisão envolvendo uma motocicleta que recebeu ordem dos agentes para parar, mas seguia em alta velocidade e acabou batendo na traseira de um veículo estacionado. O motociclista foi advertido pelos agentes e, felizmente, não se feriu. O incidente resultou apenas em danos materiais no para-choque do carro.

De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), é considerada infração dirigir com teor alcoólico superior a 0,04 mg/L de ar alveolar. Acima desse limite, o motorista é autuado, tem a carteira de habilitação recolhida, o veículo retido e ainda está sujeito à multa de R$ 2.934,70, além da suspensão do direito de dirigir por 12 meses.

Durante a operação em São Manuel, 23 motoristas foram flagrados acima do limite permitido, 19 autuados por recusa ao teste e 7 veículos apreendidos por diversas irregularidades.