Offline
Medida da Polícia Militar já está em vigor e reflete em bares e adegas de São Manuel
Por Moisés Moura
Publicado em 25/10/2025 10:30 • Atualizado 25/10/2025 10:35
São Manuel

A Polícia Militar, por meio da 2ª Companhia do 12º Batalhão, encaminhou à Prefeitura de São Manuel um ofício relatando reincidência de infrações administrativas cometidas por estabelecimentos como bares, lanchonetes e adegas, especialmente nas imediações da Praça Tonico e Tinoco.
A medida já começou a ser colocada em prática, e os reflexos podem ser percebidos por comerciantes e frequentadores da região.

De acordo com o documento, ao qual a TV São Manuel Conectado teve acesso nesta semana e que é assinado pelo capitão Anderson William Mariotto, comandante da 2ª Companhia da PM, foram registradas diversas ocorrências relacionadas ao descumprimento do horário de funcionamento e à realização de shows com música ao vivo em áreas externas, o que tem resultado em queixas de moradores por perturbação do sossego.

O ofício também cita casos em que mesas e cadeiras são colocadas nas vias públicas e calçadas, o que pode atrapalhar o trânsito de veículos e pedestres, além de representar risco de acidentes.
Fontes ouvidas pela reportagem afirmam que teria havido um recuo na decisão em poupar lanchonetes, mas a informação não foi confirmada oficialmente.

A Polícia Militar solicita que o setor de Tributação da Prefeitura adote as providências administrativas cabíveis para “garantir a manutenção da ordem pública nos locais citados”.

O documento, identificado como Ofício nº 12BPMI-167/200/25, é datado de 13 de outubro de 2025 e foi acompanhado por boletins de ocorrência e correspondências anteriores que reforçam a reincidência das situações mencionadas.

Após ter acesso ao ofício, o prefeito Odirlei Félix conversou por telefone com a reportagem da TV São Manuel Conectado. Segundo ele, o setor responsável “vem trabalhando para fiscalizar e autuar comércios que não cumprem a legislação vigente”.

O prefeito afirmou ainda que pretende reunir os proprietários dos estabelecimentos mencionados com o capitão da PM na próxima semana, com o objetivo de esclarecer a situação e ouvir a categoria.

“A ideia é reunir todos e deixar claro o que pode e o que não pode ser feito, para evitar mal-entendidos”, disse o prefeito.

Odirlei também destacou que o Executivo municipal atua dentro dos limites legais.

“Como prefeito, não tenho atribuição de passar por cima da Polícia. Estou à disposição para dialogar, mas as reclamações são muitas, principalmente nos finais de semana”, ressaltou.

Outro lado

A reportagem também ouviu donos de bares, adegas e lanchonetes de São Manuel, que afirmam que a medida poderá prejudicar a renda dos comerciantes.
Eles alegam ainda que pretendem recorrer judicialmente para tentar reverter a decisão.

De acordo com os comerciantes, todos os estabelecimentos da Praça Tonico e Tinoco e arredores serão afetados, e o impacto já é sentido, especialmente nas lanchonetes da região.

Os empresários afirmam que o fluxo de jovens no local movimenta o comércio e questionam por que a Guarda Civil Municipal não poderia atuar na área para reforçar a segurança, em vez de impor restrições mais severas.

Comentários
Comentário enviado com sucesso!